Eleito melhor espetáculo pelo júri infantil do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis, o espetáculo é uma adaptação para o teatro de objetos do clássico de Carlo Collodi. As sessões serão realizadas sábado e domingo (13 e 14/03), às 16 horas. A entrada é franca.
Nos dias 13 e 14 de março, o SESI Piracicaba apresentará, gratuitamente, o premiado espetáculo de animação Pinóquio, Etc e Tal, do Teatro Por Um Triz. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado e outra no domingo, às 16 horas. A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
O espetáculo, adaptação para o teatro de objetos do clássico do italiano Carlo Collodi, conta a história de quatro marceneiros que trabalham em sua oficina quando recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Lembram, então, de Pinóquio, o boneco construído por Gepeto e resolvem contar sua história com materiais existentes na marcenaria: pedaços de madeira e ferramentas.
A montagem conta elenco de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos e objetos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras.
Henrique Sitchin, diretor da peça, explica que, ao manipular materiais existentes na marcenaria, os artesãos criam as personagens que surgem na aventura do boneco. “Serrotes viram o Monstro Marinho que engole Gepeto; um martelo e um tampo de gaveta viram personagens de teatro do Papa-Fogo; trenas, pedaços de madeira, gavetas, panos de chão, tudo se transforma em personagens e cenários”, exemplificou o diretor.
Ele observa, ainda, que nosso mundo exige, desde a infância, soluções e pensamentos cartesianos e conhecimentos científicos irrefutáveis. “Mas Pinóquio, o original, era feito de madeira mágica e, por isso, tinha vida. A personagem, então, deixava de ser apenas parte do conto de fadas para ser o exemplo vivo da nossa luta diária: trazer às crianças um pouco de sonho e de fantasia”, concluiu Sitchin.
O espetáculo, que estreou há oito anos, foi eleito melhor espetáculo pelo júri infantil do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis. Além disso, participou de outros festivais, com destaque para o Mosaico Teatral (Adamantina-2008); Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (2005); e Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba (2004), onde conquistou cinco prêmios, incluindo o de melhor espetáculo infantil pelo júri popular.




