23.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Festival de Inverno

Data:

Mais de 60% das vagas disponibilizadas pelas oficinas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana já foram preenchidas. As oficinas ‘Clown: um universo paralelo’, ‘Viagem gastronômica através da história’, Viagem gastronômica através do Brasil’ e ‘Voz e ação vocal (aperfeiçoamento)’ já atingiram o número máximo de participantes, mas ainda existem muitas opções para que os interessados possam se inscrever e participar dos cursos oferecidos pelo evento.

No total, foram disponibilizadas 1.866 vagas, divididas entre as áreas de Artes Plásticas e Visuais, Artes Cênicas, Patrimônio, Música, Literatura e Infanto-Juvenil. Os temas, abrangentes, abordam reflexões e práticas que têm como objetivo principal estabelecer uma conexão entre o passado e o presente, construindo uma ponte entre os dois períodos, e propor ações para o futuro.

Um dos grandes destaques fica por conta dos cursos oferecidos pela área de Infanto-Juvenil, já que o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é o único do gênero, em todo o país, a disponibilizar essa curadoria. A área busca fazer com que crianças e adolescentes possam, desde cedo, se familiarizar com um mundo em que diferentes linguagens, experiências estéticas e diversidade cultural se mesclam. Ainda existem vagas para as oficinas ‘Curto-circuito’, ‘Música e Brincadeiras’, ‘Colônia de Férias para Jovens Cientistas’, ‘Dança Contemporânea’, ‘Escola, Mídia e Educação’ e ‘Oficina de Quadrinhos’.

Em Literatura, outra grande novidade do Festival de 2007, Manuel Bandeira torna-se o grande guia, norteando os oficineiros na descoberta dos caminhos e mistérios ouro-pretanos. Quem quiser se aventurar pelas ladeiras da cidade, seguindo o olhar do poeta, ainda pode se inscrever na oficina ‘Nos passos de Manuel Bandeira: Ouro Preto ontem e hoje’, baseada no livro que o pernambucano escreveu sobre as belezas locais. Saraus literários também fazem parte da programação. Com inscrições gratuitas, 150 vagas foram disponibilizadas para a população, e ainda existem lugares para os interessados em fazer parte dos encontros.

Na área de Patrimônio, cuidados com a memória coletiva e a preservação da tradição dão o tom das oficinas. Questões referentes à igualdade racial serão abordadas pelo seminário ‘Raça e identidade’, tornando as discussões amplas e enriquecedoras. A história da cidade também estará presente nas oficinas ‘Peças Decorativas dos Altares de Ouro Preto’ e ‘Caminhos, percursos, histórias e interpretações nos museus de Ouro Preto, que ainda têm inscrições abertas.

As áreas de Artes Plásticas e Artes Visuais se complementam. As oficinas privilegiam, entre outras questões, os regionalismos, como ‘Introdução ao filme etnográfico’, que pretende analisar trabalhos antropológicos e descobrir fronteiras entre o filme etnográfico e o cinema documentário, assunto que também servirá como norteador para um dos cursos oferecidos pela curadoria. Entre as oficinas programadas, destaca-se a ‘Tapume + Chico Rei’, que pretende refletir sobre a presença do mito escravo no imaginário popular, buscando sua influência na arte produzida nos dias atuais. Para essa atividade, restam somente 27 vagas, divididas em duas turmas. Aqueles que tiverem interesse em participar, portanto, devem se inscrever rapidamente.

Iniciantes em teatro também podem se inscrever

Um dos grandes chamarizes para a área de Artes Cênicas, em 2007, é que, a partir de agora, iniciantes também poderão fazer parte dos grupos de estudo, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando as oficinas eram destinadas a pessoas com experiência comprovada no ramo. Agora, todos os interessados poderão se inscrever nos cursos oferecidos, entre eles ‘Performance Afro-Brasileira’, Criação’, ‘Dança Afro-Contemporânea’, ‘Manipulação de Bonecos’, ‘Imaginário Corpo (aperfeiçoamento)’, ‘Preparação do Ator com a Linguagem da Máscara Teatral’ e ‘Maquiagem de Época’, que têm vagas a serem preenchidas.

Música, que costuma ser uma das áreas mais “concorridas” do Festival, tem como destaque oficinas de percussão, canto, dança e ritmos africanos, além de se voltar também para a produção técnica com os cursos ‘Produção, Gravação e Edição’, e para a reflexão musical, editando o ‘III Encontro de Musicologia Histórica e Etnomusicologia’. Ainda existem vagas, mas os interessados devem se apressar e garantir o seu lugar.

Mais informações sobre as oficinas e sobre o número de vagas oferecidas estão disponíveis no site do evento (www.festivaldeinverno.ufop.br).

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2007 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto em parceria com as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Mariana. O evento é patrocinado pelas seguintes empresas e instituições: Gerdau Açominas, Ministério do Turismo, Ministério da Cultura, Petrobras, Cemig, Eletrobrás, SESU – MEC, Companhia Vale do Rio Doce, Caixa Econômica Federal e Secretaria do Estado da Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Justiça cobra ação de institutos contra o furto de bens patrimoniais

A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou, em...

“Eu Amo Sousas”é sucesso entre os turistas

O novo letreiro de Sousas, inaugurado em dezembro pela...

Louveira é representada em lançamento de programa turístico do Estado

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico,...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363