No último domingo, dia 8 de julho, 750 atletas vindos de diversas partes do Estado de São Paulo disputaram na Pousada do Broa (Itirapina/SP) a VI etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas, promovida pela Federação Aquática Paulista. Em um dia bastante ensolarado, nadadores de várias idades protagonizaram um belíssimo espetáculo que, aliado com a inspiradora paisagem do local, encantou e agradou a todos os presentes.
A competitividade foi uma das características que mais se destacou em cada uma das categorias. Nesta etapa, as disputas ficaram ainda mais acirradas, uma vez que o torneio já passou da metade e caminha-se para a reta final. No total, o Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é composto por 10 etapas.
Exemplos de superação também emocionaram e deram um brilho muito especial ao evento. Henrique Sacomano Nasser e Paulo Jorge Fernandes de Freitas mostraram que determinação, força de vontade e persistência podem fazer com que o ser humano transponha qualquer tipo de barreira. Portadores de necessidades especiais, os dois atletas caíram na água, nadaram cerca de 1 km e despertaram a atenção e a admiração de todos. Ambos disputaram a prova curta, na categoria PPD (Pessoas Portadoras de Deficiência).
O Círculo Militar/4 Fit, o Clube Gran São João e o Aramaçan/Atlantis foram os melhores clubes na etapa de Itirapina. A equipe da capital somou mais pontos nas provas de média/longa, obtendo 260 no total. O clube de Limeira venceu na categoria curta com 545 pontos e o clube do ABC paulista conquistou 343 no master. Curiosamente, estas equipes são as líderes nas principais categorias.
A grande sensação do dia foi recordista mundial master em piscina Glauco Rangel, do MESC. Ele venceu a travessia de 5 km em 51min14s14 com ampla vantagem em relação ao segundo colocado, Gabriel Ferreira Curti. Já na prova longa feminina a vitória ficou mais vez com a nadadora Juliana Ranches, do Gran São João, que completou o circuito em 58min18s01.
Nas provas de média, quem levou a melhor foi Catarina Ganzeli, do Clube Fonte, e Paolo Ticeu, do Círculo Militar. Catarina triunfou em 31min07s47 e Ticeu em 29min42s38. Na curta, o melhor no masculino foi o atleta avulso Danilo Aleksandravicius, com 10min11s86. Carolina Barbosa, do Internacional de Regatas, foi a melhor ao completar a prova em 14min39s46.
Localizada às margens da Represa do Broa, uma das maiores do Estado de São Paulo com cerca de 16 km de orla, e em uma área de preservação permanente – ao lado da estação Ecológica do Estado e do Instituto Florestal, a Pousada do Broa reúne as condições ideais para este tipo de competição. De acordo com Gustavo de Oliveira, árbitro da Federação Aquática Paulista, “o local oferece uma ótima estrutura, tanto para quem organiza o evento quanto para quem compete. É tudo muito bem distribuído”, ressalta.
Torneio que revela – O Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é uma vitrine e um grande impulso para os nadadores paulistas que almejam se projetar no cenário aquático nacional ou, até mesmo, internacional.
Assim aconteceu com a atleta Poliana Okimoto, que fez do torneio uma verdadeira escola que lhe possibilitou brilhar no circuito brasileiro e mundial. Vice-Campeã Mundial em 2006, na Itália, Poliana está se preparando para disputar o Pan Americano 2007 e é uma das nadadoras com maiores chances de conquistar medalhas.
Sobre a Pousado do Broa – A Pousada do Broa está localizada na cidade de Itirapina, a 220km da capital paulista e a 15 minutos da cidade de São Carlos. Nela, o visitante tem à sua disposição a estrutura necessária para quem buscam conforto, tranqüilidade, contato com a natureza e diversão para toda a família. Integrada ao principal pólo de ecoturismo do Estado, a região conta com fazendas históricas, campo de golfe, cachoeiras, trilhas ecológicas, além de amplas possibilidades de esportes de aventura e atividades aquáticas.