O gerente do supermercado Pão de açúcar, no bairro Castelo, em Campinas, foi preso após a Vigilância Sanitária encontrar 69 produtos vencidos na prateleira do supermercado, na tarde de ontem.
Entre os produtos, constavam carnes, doces, bebidas, tortas e massas, todos com a data de validade vencida, alguns, fora do prazo a mais de um mês. O Pão de açúcar irá responder criminalmente por expor mercadorias impróprias aos consumidores, além de pagar multa e um auto de infração com penalidade de apreensão e inutilização.
O supermercado, em nota oficial, informa que a rede tem um procedimento rigoroso em fiscalizar a validade e a qualidade dos produtos e trabalha de acordo com órgãos de defesa ao consumidor. A empresa afirma que já retirou os produtos que estariam em desacordo da área de vendas e que tomou previdências para identificar as falhas e para que esses fatos não ocorram novamente.
O gerente responsável foi liberado após a rede pagar a fiança no valor de R$3 mil. Entretanto, a empresa irá responder nas esferas administrativa e criminal.
Sousas
Esse caso remete a um fato que já ocorreu algumas vezes no distrito. Clientes constataram alimentos estragados e vencidos sendo comercializados normalmente no supermercado Compre Bem, da rede Pão de Açúcar. Os consumidores afirmavam que, além do prazo de validade vencido, o mau cheiro predominava no supermercado, principalmente na peixaria e no frigorífico.
Na época, os freqüentadores do mercado fizeram inúmeras reclamações sobre o aspecto do local. Uma delas foi Altina Lucente, residente do distrito, que ficou indignada com a situação. “Até os próprios funcionários não sabiam dizer de onde vinha o mau cheiro.”
O Compre Bem já foi advertido em março de 2008, por este problema. Em abril, foi multado novamente por não ter atendido às solicitações documentais da Visa.
Para denunciar falta de higienização e conservação nos supermercados, o consumidor deve verificar sujeiras, insetos, produtos com aspecto indesejável ou validade vencida e comunicar o gerente do estabelecimento, registrando a denúncia pelo telefone 156 ou por e-mail para o Portal da Saúde: covisa.vs@campinas.sp.gov.br