A temporada de inscrições para os programas de trainees está aberta. Jovens recém-formados que procuram uma colocação no mercado de trabalho vêem nesse período a oportunidade de se colocar numa grande empresa, já que mais de 120 abrem vagas para estudantes universitários.
O programa tornou-se marca de referência entre os jovens e 46% acham fundamental ser um trainee. O dado é apontado por uma pesquisa da agência Namosca, especialista em marketing jovem “Para os jovens trabalhar numa grande empresa é sinônimo de status e essa faixa etária dá muito valor à imagem”, conta Marcos Calliari, sócio da agência. Segundo ele, um jovem chega a participam em média de sete processos seletivos de trainee num mesmo ano.
O estudo ainda mostra que atuar numa empresa sólida com uma marca bem conceituada no mercado é o objetivo de 65% dos jovens, com idades entre 18 e 25 anos. “Essa geração já se habituou a conviver com marcas e isso se reflete também nas escolhas de trabalho. Por isso o programa de trainee atrai tanto”, complementa Calliari.
E a oportunidade é relevante. Já que a última Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) divulgada, mostra que a taxa de desemprego no Brasil é de 8,3%, mas que 16,6% dos desempregados têm entre 18 e 24 anos. “Isso acontece porque há um enorme abismo entre o que as empresas e o que os jovens buscam”, destacou Calliari.
Os programas trainee são destinados a jovens recém graduados e têm entre um e três anos de duração. Durante este tempo, o funcionário fica sob a responsabilidade de um superior e recebe treinamentos, participa de cursos voltados à gestão de carreira, conhecimento de processos de uma ou mais áreas da empresa e gerência de pessoas. Sem contar a remuneração que pode chegar até R$ 4 mil. A idéia principal do programa de trainee é preparar melhor o jovem para o mercado de trabalho e moldá-lo para cargos de liderança e gerenciamento de equipes.
Os programas parecem perfeitos para a faixa etária em questão, pois eles já estão acostumados com tarefas simultâneas e imediatistas, oferecem possibilidade de crescimento profissional rápido e diversificado, já que os trainess normalmente passam por diversas áreas de uma empresa.
Já difundido e desejado por jovens, o programa de trainee também tornou-se um desafio para as empresas. “A grande preocupação é como fazer o jovem ingressar no programa certo e permanecer na empresa de forma engajada”, explica Marcos. “Por isso cada vez mais empresas investem em comunicação e propaganda nos programas de trainee para atrair o perfil certo”, finaliza.
Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa realizada pela agência Namosca com 729 estudantes das principais universidades do país nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.





