Assinatura de memorando contribuirá para avanços em áreas como biotecnologia, além de troca de experiência entre os pesquisadores dos dois países.
O LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncroton – e o Diamond Light Source, maior laboratório do gênero no Reino Unido, assinaram, no dia 27 de junho, um memorando de entendimento para o desenvolvimento de pesquisas usando luz síncrotron. Com a parceria, os institutos poderão promover, por exemplo, pesquisas voltadas para a cura de doenças como AIDS e leucemia. “O memorando também trará oportunidades de capacitação e troca de experiência tanto para pesquisadores do LNLS como para os do Diamond, que poderão fazer intercâmbio ou trabalhar em projetos no Brasil e no Reino Unido”, explica Pedro Tavares, diretor associado do LNLS.
A tecnologia hoje é indispensável na investigação científica de diversas áreas como ciência de materiais, biologia, meio-ambiente, nanociência e nanotecnologia, entre outras. “O Diamond possui uma das mais modernas instalações em cristalografia de biomoléculas financiadas pelo Wellcome Trust, em parceira com o governo britânico, através do Conselho de Infra-Estrutura para Ciência e Tecnologia ”, ressalta o Embaixador Britânico Dr. Peter Collecott, que comemora o crescimento da colaboração científica entre o Brasil e o Reino Unido. \”Este já é o quinto memorando de entendimento promovido através do Ano-Brasileiro Britânico da Ciência & Inovação. Esperamos que a colaboração cientítica entre nossos países se fortaleça ainda mais\”.
A cerimônica de assinatura do memorando foi realizada em São Paulo, no Centro Brasileiro-Britânico, seguido de seminário \”Aspectos Estratégicos das Aplicações de Luz Síncrotron para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e no Reino Unido\”. O evento abordou temas como a tecnologia de luz síncrotron pode influenciar a ciência, tecnologia e inovação no Brasil, bem como as experiências do Brasil e do Reino Unido incluindo as aplicações para o meio acadêmico e para a indústria. As exposições foram realizadas pelo Prof. Gerhard Materlik, CEO do Diamond Light Source, e Dr. José Antônio Brum, Diretor Geral do LNLS. Maiores informações sobre o evento estão disponíveis no site www.anodaciencia.com.br.
Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação (www.anodaciencia.com.br) – Lançado em março de 2007, o Ano Brasileiro-Britânico da Ciência & Inovação consiste num programa de fomento à cooperação científica e à realização de parcerias para a transferência de conhecimento entre Brasil e Reino Unido. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos governos brasileiro e britânico que, em 2006, durante visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Reino Unido, firmaram um plano de ação nos campos da ciência, tecnologia e inovação.
Sir David King, Conselheiro Científico Chefe do Governo Britânico e Diretor da Agência de Ciência & Inovação do Reino Unido, veio ao Brasil, no final de março, para participar do lançamento do Ano da Ciência e realizar uma série de encontros com pesquisadores brasileiros, autoridades e empresários.
O memorando de entendimento entre o LNLS – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e o Diamond Light Source é o quinto tratado assinado entre importantes institutos de pesquisa brasileiros e britânicos assinado através do Ano da Ciência, que celebrou, também, as parcerias entre Rothamsted e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 29 de março; Rothamsted e IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), em 30 de março; STFC/RAL (Science & Technology Facilities Council/Rutherford Appleton Laboratory) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), em 17 de abril de 2007; e Royal Society of Chemistry (RSC) e Sociedade Brasileira de Química (SBQ), em 31 de maio de 2007.
Informações sobre os próximos eventos do Ano da Ciência podem ser obtidas através do site www.anodaciencia.com.br, que também disponibiliza palestras em vídeo, arquivos para download e fotos dos eventos já realizados. Entre os conteúdos mais acessados, estão as palestras de Sir David King sobre mudanças climáticas, gravadas em Manaus e São Paulo, e o vídeo sobre o Diamond Light Source, mostrando as instalações do instituto britânico.




