27.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Projetos de inclusão social apoiados pela Petrobras ajudam o Brasil a ganhar medalhas no Parapan

Data:

Atletas que participam de projetos sociais apoiados pela Petrobras já conquistaram doze medalhas para o Brasil no Parapan-americanos Rio 2007. A Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Sadef-RN), através das pessoas atendidas pelo projeto social apoiado pela Petrobras desde 99, já garantiu, nos jogos, até hoje, 10 medalhas. Um atleta do projeto social do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), também apoiado pela Companhia, ganhou outras duas medalhas na natação.

Medalhas – Foram cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze na natação e uma de bronze no halterofilismo. Integrantes do projeto social da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte formam a maior delegação de atletas brasileiros dos jogos. Uma das estrelas do grupo é o nadador Clodoaldo Silva, melhor atleta paraolímpico do mundo, que já conquistou três medalhas de ouro e quebrou três recordes mundiais na competição até agora.

Os 19 atletas da Sadef-RN competem nas seguintes modalidades: natação, halterofilismo, atletismo, tênis de mesa e judô. Cinco atletas da equipe estão entre os 20 melhores do Brasil, segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). O Comitê também elegeu recentemente a equipe da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte como a melhor do país.

Inclusão – A Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte é uma associação sem fins lucrativos, com mais de uma década de atuação na busca da inclusão social através do esporte. É uma das instituições brasileiras que mais inclui atletas em competições paradesportivas nacionais e internacionais, dentre as quais mundiais e paraolimpíadas, conquistando resultados individuais e coletivos de projeção mundial.

Atualmente, são mais de uma centena de atendidos com a prática de um total de nove modalidades: natação, atletismo, ciclismo, judô, karatê, tiro com arco, halterofilismo, tênis de mesa e basquete.
Superação – O nadador André Brasil, atendido pelo projeto social do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, já conquistou duas medalhas de ouro nos jogos 2007. O judoca Antônio Tenório da Silva, também do IBDD, já ganhou três medalhas de ouro em paraolímpiadas, e é outra esperança do Brasil na competição.
Tenório perdeu a visão do olho direito aos 13 anos, atingido por uma pedra de estilingue e ficou cego do outro olho aos 19 anos, em virtude de um deslocamento de retina, causado em reação a um produto químico no trabalho. \”É um atleta completo e extremamente dedicado. Antônio foi elogiado até pelo judoca Aurélio Miguel. É um exemplo de alguém que soube reconstruir sua vida apesar da deficiência\”, diz a superintendente do IBDD. A equipe do IBDD disputa a competição nas modalidades: judô, natação e futebol de 7 (para deficientes visuais).

O projeto social do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem o patrocínio da Petrobras desde 2003. \”O esporte é uma forma de romper as barreiras, proporcionando à pessoa com deficiência, além de reabilitação física e psicológica, desenvolvimento pessoal e profissional. Mostra que a vida deles pode ser ativa, competitiva e autônoma\”, diz Janice Dias, gerente de Programas Sociais da Petrobras. \”O patrocínio nos deu a possibilidade de fazer um projeto modelo para pessoas com deficiência, utilizando o esporte para a inclusão, resgate da cidadania e da auto-estima\”, define Tereza Costa D\\\\´Amaral, superintendente do Instituto.
Defesa de direitos – O Instituto de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha na construção e defesa dos direitos de cidadania das pessoas com deficiência no Brasil, atuando através de escritório de advocacia, núcleos de trabalho e esporte, encaminhamentos pessoais, projetos exemplares, consultoria e prestação de serviços a instituições, órgãos governamentais e empresas. Atualmente são 300 pessoas com deficiência atendidas pelo Instituto.

O Instituto desenvolve um trabalho abrangente, atuando em três áreas prioritárias: defesa de direitos, esporte, profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Campeonato de Futebol Amador Série Ouro A terá 4ª Rodada neste domingo, dia 22

Domingo, 22 de setembro, tem a 4ª rodada da...

Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores

Botafogo e São Paulo começam a decidir quem avança...

Rayane Soares ganha ouro e bate o recorde mundial nos 400m

A corredora maranhense Rayane Soares, 27, se tornou campeã paralímpica...

Brasil tem mais 5 pódios. Rosi ganha 1º bronze do judô. Carol se despede com 5 medalhas

O torcedor brasileiro ficou mal acostumado nos últimos dias....
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363