No início era o nada. Mas lá do alto, muito além do horizonte, no reino celestial, O Grande Espírito fez descer à terra dois irmãos gêmeos que viviam no céu e mandou que, em seu nome, criassem tudo: animais, plantas, rios, flores, montanhas. Assim começa Mundaréu, novo livro da PAULUS Editora, que conta o surgimento do mundo e da vida, inspirado em uma reunião de lendas dos índios Tikuna da Amazônia.
Os gêmeos Hi-pi e Jo-í perceberam que tinham muitos desejos e necessidades, assim criaram o Rio Amazonas para acabar com a sede. Sentiram fome e criaram os peixes. Pouco a pouco a floresta ganhou vida, árvores, flores e todo um colorido natural.
Depois de um grave acidente, Jo-í passou a criar coisas ruins e perigosas. Surgiu o veneno da cobra, o espírito da árvore que adoece o filho dos apressados e o pior dos males: a chegada do homem branco à terra que eles criaram e fizeram crescer.
Os irmãos tinham medo do surgimento dos brancos, mas tinham certeza que eles iriam chegar. Agora Hi-pi e Jo-í têm uma grande missão. O que será que eles farão para defender a terra que nasceu com tanto esforço?
A obra explora a inocência da cultura indígena por meio de uma linguagem criativa e real. Os índios sofreram mudanças trágicas em seus costumes e suas culturas, mas são tão especiais que nunca perderam seu lugar na história.
Mundaréu faz parte da coleção Mistura Brasileira e chega para incrementar ainda mais a leitura sobre a história e o folclore brasileiro, assunto que explora a curiosidade e o aprendizado do público infanto-juvenil.
Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e mestre em Literatura. Nos últimos anos, tem se dedicado ao ensino universitário, aos cursos de formação de contadores de histórias e aos espetáculos de narração oral de histórias, no Brasil e no exterior. Já publicou cerca de 20 livros para crianças e jovens e recebeu alguns prêmios pela qualidade de sua obra, dentre eles o prêmio de Autor Revelação (1994) e Ilustrador Revelação (1999), ambos concedidos pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É carioca, mas reside no interior do estado do Rio Grande do Sul.