30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Mercado de trabalho em Campinas deve crescer de 39% em 2011

Data:

Após registrar, nos onze primeiros meses de 2010, recorde na geração de empregos formais (com carteira assinada), Campinas se prepara para elevação estimada em 39% no crescimento da oferta de postos de trabalho formais em 2011, o que representa a criação de cerca de 29 mil vagas nos diversos setores da economia.

 Indústria, comércio, serviços e construção civil, principalmente, deverão impulsionar esta elevação. Na Região Metropolitana de Campinas deverão ser criados no próximo ano pelo menos 75 mil novos empregos, que representarão aumento de 27.7% em relação a 2010.

 As estimativas são do Observatório do Trabalho, órgão do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), vinculado em Campinas à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), e tomam como base o desempenho do setor industrial e novos investimentos que virão para a cidade.

 De acordo com o estudo, a retomada do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, com a construção de mais de 8 mil imóveis, deve gerar cerca de 5 mil empregos no município. Além disso, a ampliação do Aeroporto de Viracopos pode criar 1,1mil postos de trabalho.

 Projetos industriais e hospitalares, já anunciados contribuirão significativamente também para a geração de novas vagas diretas e indiretas no município. E, somado a eles, a instalação do Trem de Alta Velocidade (TAV) pode criar 1,5 mil empregos, principalmente em Hortolândia, Paulínia e Campinas.

 Indústria

 Depois de um período de pouca contratação durante a crise econômica mundial, entre o final de 2008 até meados do segundo semestre de 2009, a indústria já demonstra forte retomada e recuperação da capacidade ociosa. O setor foi um dos que mais contrataram, em Campinas, nos onze primeiros meses de 2010. Foram 3.909 vagas no período.

 E a estimativa é de que, no próximo ano, possa gerar empregos já na área do pré-sal e de projetos nas telecomunicações e eletrodomésticos, com a perspectiva de criar até o final de 2011, 4 mil empregos, podendo totalizar cerca de 15.5 mil postos diretos e indiretos na RMC.

 “O importante na contratação pela indústria é que são empregos de menor rotatividade, que colaboram para a elevação da massa salarial e que exigem maior qualificação”, destaca o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sebastião Arcanjo, lembrando que, uma demonstração da recuperação deste setor é o fato de mesmo nestes dias finais do ano, as empresas ainda estarem abrindo vagas e oferecendo-as no Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas.

 Diferentemente do que ocorre em geral, destaca Arcanjo, não haverá o interrupção entre o final do ano e o Carnaval, na oferta de vagas de trabalho. “Tanto as empresas quanto os trabalhadores estão oferecendo e buscando empregos continuadamente”, aponta.

 Campinas

 Nos onze primeiros meses de 2010, Campinas ficou entre as oito cidades do Brasil, e foi a segunda no estado de São Paulo, que mais vagas de trabalho criaram, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A expectativa é de que feche este ano com pelo menos 21 mil contratações formais.

 O município, lembra o secretário, vive situação de pleno emprego, uma vez que, de uma população economicamente ativa de 591.723 pessoas, cerca de 29 mil (4,8%) ficaram fora do mercado formal de trabalho em 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363