O grupo Monobloco vai se apresentar no Carnalegria 2011, em Americana, na passarela do samba, na avenida Antonio Pinto Duarte, dia 3 de março, a partir das 21h. A promoção é da Secretaria de Cultura e Turismo e o show faz parte da programação oficial do carnaval da cidade. A entrada é franca.
Idealizado em 2000 pelos integrantes da banda Pedro Luís e A Parede – Pedro Luís, Mário Moura, C.A. Ferrari, Sidon Silva, Celso Alvim – o Monobloco surgiu após uma oficina de percussão no SESC Vila Mariana, em São Paulo. De lá para cá, nunca mais parou. Hoje o Monobloco está entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações durante o ano todo. No ano passado, foram mais de 90 shows em todo o Brasil.
Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco é a cara do Rio de Janeiro. E agora, além de dar o tom do carnaval carioca, leva sua batucada inovadora pelo mundo afora. Só no ano passado, o Monobloco fez shows e ministrou oficinas de percussão na Irlanda, Inglaterra e Dinamarca. Em 2008, já participou dos dois principais festivais de música da Oceania: o Sydney Festival, na Austrália, e o Jambalaya Festival, em Rotorua, na Nova Zelândia.
Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli e Alexandre Momo, o repertório eclético vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk de MC Leonardo, até canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas e Tim Maia. O repertório inclui ainda sucessos como Taj Mahal, Fio Maravilha, País Tropical e Santa Clara Clareou, de Jorge Benjor; Pescador de Ilusões (O Rappa); Girassol (Cidade Negra), além do Rap do Real, de Pedro Luís e Rodrigo Maranhão, e São Gonça, do Farofa Carioca. A mistura inusitada também está presente na bateria. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba – como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô – foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.
Além dos cinco integrantes do Pedro Luís e A Parede, fazem parte do grupo outros 14 ritmistas, todos músicos profissionais da cena carioca. Em junho deste ano, o Monobloco fez shows com ingressos esgotados na Casa da Música e no Festival Delta Tejo, na cidade do Porto, em Portugal.
A programação do Carnaval de Americana, além do show gratuito do grupo Monobloco, às 21h, no dia 3 de março, na avenida Antonio Pinto Duarte, tem o desfile das escolas de samba que está marcado para o dia 5 de março com início previsto para às 19h30. A apuração acontece no dia 6 de março, na passarela do samba (avenida), a partir das 13h30. Ainda no dia 6, na Praia Azul, haverá show com o grupo Radar 4, às 16h, e no dia 7 de março, no encerramento da programação do Carnaval 2011, show com a escola de samba Vai Vai e Radar 4, na passarela do samba, às 18h.