As águas azuis do Lago Llanquihue e a eterna vigilância dos vulcões Osorno e Calbuco fazem de Puerto Varas uma paisagem única. Localizada na Região dos Lagos chilena, a cidade mais parece uma bem articulada rede de casinhas de bonecas. A arquitetura enxaimel remete a Gramado (RS), da qual é considerada uma cidade co-irmã devido à sua história de colonização por alemães e suíços. Os majestosos vulcões que a rodeiam e a profusão de roseiras plantadas em suas ruas, garantiram a Puerto Varas a alcunha de “Ciudad de las rosas y de los volcanes”.
Com vocação para o turismo, a cidade assegura aos visitantes uma estadia pra lá de agradável. Em abril, a temperatura varia de 9°C a 15°C, com poucas chuvas e ventos amenos, clima ideal para explorar a natureza ao redor. A fauna e flora abundantes do Parque Nacional Pérez Rosales já encantou ninguém menos do que Charles Darwin, em sua expedição no século 19.
Os fãs de aventura não podem perder o Cruce Andino (www.cruceandino.com), circuito que desde 1913 convida a navegar a Cordilheira dos Andes. A travessia com destino a Bariloche, Argentina, atravessa três lagos e cruza diversas montanhas andinas.
Mas nem só de passeios é feita a diversão em Puerto Varas. A gastronomia local, altamente influenciada pela colonização alemã, pode ser apreciada pela degustação de linguiças e cervejas artesanais. Pratos regionais como a paila marina, um cozido de mariscos, e o curanto, feito com batatas, frango e porcos defumados são obrigatórios.
Onde ficar
A hospedagem em Puerto Varas atende às diversas exigências de preço e necessidades. Entre os melhores lugares para ficar estão Hotel Cabañas del Lago (www.cabanasdellago.cl), Cumbres Patagônicas (www.cumbrespatagonicas.cl), Hotel Patagônico (www.hotelpatagonico.cl) e Solace Hotel (www.solacehotel.cl).





