O Departamento de Parques e jardins (DPJ), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, lançou na semana passada uma frente de trabalho para atuar exclusivamente na manutenção e urbanização de praças. A ação ocorre paralelamente a um conjunto de serviços de manutenção, que está em andamento em todas as regiões da cidade, para corrigir problemas causados pelo longo período de chuva, principalmente a questão do mato alto.
Os primeiros bairros beneficiados com o serviços são o Jardim Paranapanema, na região Leste – onde uma área de 80 metros quadrados, localizada na Rua Serra Estrela, passa por urbanização que inclui implantação de jardinagem e playground com gira-gira, gangorra, escorregador e caixa de areia – e a Vila Castelo Branco, onde uma praça conhecida pelos moradores como praça da Vila Castelo Branco, na rua Maria Amália Colaço Paes, está recebendo as mesmas melhorias. Na próxima semana serão contemplados duas áreas não urbanizadas no Jardim nova América e no parque Shaloon.
Segundo o diretor do DPJ, Fábio Giardini Pedro, foram destacadas duas frentes de trabalho compostas por quatro trabalhadores cada para realizar o serviço, seguindo um cronograma previamente estabelecido que irá percorrer todo o município. ”O objetivo é levar melhorias àquelas áreas que ainda não são urbanizadas e colocar em bom estado as praças já existentes” explica o diretor.
A atividade é realizada por servidores e reeducandos e engloba, além da instalação ou manutenção de playgraunds e jardins, serviços de roçada e capinação do mato e poda de árvores, e as equipes atuam simultaneamente, com o apoio de caminhões e demais equipamentos.
Conforme Giardini, todos os esforços estão sendo concentrados para colocar as áreas verdes da cidade como praças, canteiros centrais de avenida e cabeceiras de córrego em ordem depois do período de Verão, quando ocorre muita chuva e o mato cresce de em média 3 centímetros por dia.” Estamos apostando na permanência do tempo bom para acelerar as atividades e atingir todos os locais programados”, destaca Giardini.




