O meia Renato Cajá, um dos destaques do elenco alvinegro que conquistou o vice-campeonato Paulista em 2008, vai reforçar o elenco da Ponte Preta para o Campeonato Brasileiro da série B, competição na qual a Macaca divide a liderança com a Portuguesa de Desportos, ambas com 23 pontos. O atleta será apresentado oficialmente à imprensa em coletiva no estádio Moisés Lucarelli, às 18h30 desta quinta (21).
“Estou muito feliz em voltar à Ponte Preta, um time do qual tenho ótimas lembranças. Meu objetivo é colaborar com o elenco, que está fazendo um excelente trabalho, e ajudar a Macaca a conquistar o acesso para a série A”, diz o jogador de 26 anos, que assinou contrato até 31 de maio de 2012.
“Já tentamos promover a volta do Renato outras vezes , no ano passado ele queria vir e acabou não dando certo porque o jogador estava passando por uma excelente fase no Botafogo, que não o liberou (Renato disputou 52 partidas e fez nove gols pelo time carioca). Desta vez, deu tudo certo”, diz o gerente de futebol Marcus Vinicius.
Ele conta que o jogador – que após vencer o Campeonato Carioca em 2010 foi para a China (em março de 2011) e defendeu camisa do Guangzhou Evergrande (China) – tinha propostas para jogar no Japão e em times brasileiros que disputam a série A e a série B. “Ele gosta muito da Ponte, da torcida, da cidade de Campinas, tudo isso pesou na decisão dele em vir para cá. É um acréscimo muito bom ao nosso elenco que já é muito qualificado e só ganhará com a vinda dele”, afirma.
Histórico
Renato Cajá se destacou pela Ponte Preta no Campeonato Paulista de 2008. No ano seguinte, o jogador foi vendido ao clube Al Ittihad, da Arábia, no entanto o clube não pagou duas das três parcelas do negócio, que foi cancelado. Com isso, a Ponte Preta entrou com ação na Fifa contra o time árabe e exigiu a volta do jogador, em decorrência do contrato entre ambos.
O caso gerou um imbróglio jurídico também entre a Ponte e o jogador, com uma decisão judicial a favor de cada um dos lados. “Havia intenção de que isso fosse definido no supremo, mas com a volta dele, que era o que pleiteávamos desde o início, o processo acabou”, explica o gestor alvinegro Márcio Della Volpe, acrescentando que o processo na Fifa para receber do Al Ittihad continua.
Ele enfatiza que a volta do jogador traz satisfação a todos, já que, independentemente de situações na Justiça, tanto a Ponte Preta quanto o meia Renato queriam a mesma coisa já há um ano: que o meia atuasse com a camisa da Macaca.
“O time vive um excelente momento, assim como Renato está em grande fase. A expectativa de todos agora é que ele também traga grande satisfação ao nosso torcedor, somando-se ao nosso elenco e trazendo ainda mais qualidade ao time que está indo muito bem”, finaliza.
Ficha do jogador: Renato Cajá
Nome: Renato Adriano Jacó Morais
Posição: meia
Data de nascimento: 15/09/1984
Local: Cajazeiras – PB
Altura: 1m73
Peso: 70 quilos
Principais times pelos quais atuou: Ferroviária-SP, Juventude-RS, Ponte Preta, Al Ittihad, Grêmio-RS, Botafogo, Gangzhou Evergrande