O ex delegado dos distritos, Renato Lauer foi transferido para a Unidade de Inteligência do Deinter 2, a justificativa da Polícia Civil é que os crimes estão em alta e por isso trocaram delegados de Distritos Policiais (DP).
Quem assumiu o 12º Distrito Policial em Sousas foi o delegado Tadeu Brito Almeida.
Tadeu trabalhou 17 anos em Paulínia e veio transferido do 7º DP de Barão Geraldo. Com curso superior de polícia na Academia de São Paulo, Tadeu é delegado de primeira classe e aguarda ser promovido à classe especial.
A prioridade do delegado para os distritos é combater o tráfico e entorpecentes. “O usuário vai roubar ou furtar para pagar dívidas ao traficante ou consumir mais drogas”, afirma Tadeu.
Tadeu também é palestrante e vai reunir as associações de bairros, presidentes de loteamentos e comerciantes para orientá-los a importância de investigação com base na tecnologia. “Usaremos os sistemas de seguranças instalados em loteamentos, bairros e comércio para passar informações à delegacia. É preciso manter uma vigilância constante, anotar placas de veículos e pessoas suspeitas”, alerta o delegado.
Em Barão Geraldo Tadeu conseguiu diminuir 80% das ocorrências usando o sistema de comunicação com a comunidade, além da parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal, prevenindo o crime. “O distrito de Sousas está ficando visado, é preciso sentir a presença da polícia para inibir a ações criminosas”, conclui.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de furtos aumentou 12% nos primeiros seis meses de 2011 em Campinas em relação ao mesmo período de 2010 (alta de 10,4 mil casos para 11,7 mil) e os casos de roubo se mantiveram estáveis (foram cerca de sete mil casos) entre janeiro e junho. A preocupação com relação aos crimes contra o patrimônio histórico está ligada ao fato da vítima sofrer ameaça. No primeiro semestre deste ano Campinas registrou dois casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
Na avaliação da cúpula da Polícia Civil, investigações mais intensas podem levar a maior número de prisões e retirar bandidos das ruas, o que ajudaria a diminuir as ocorrências.
Vitor, Sousas tem um distrito policial com delegado e onde são feitos os registros de boletins de ocorrências, o que não tem é um posto da Polícia Militar.
O Jornal Local, desde o fechamento da base Militar vem cobrando, através de matérias, para a construção da sede.
A comissão responsável está cobrando das autoridades a autorização da Praça Carlos Sevá para a construção do mesmo.