Apoio Permitirá Expansão de projeto para Escolas Públicas e entidades Assistenciais
O Instituto Fórum das Américas, entidade independente que conta com o apoio do Grupo Brasilinvest, anuncia nesta sexta-feira, 16 de dezembro, durante a realização da Conferência “Novas fronteiras do desenvolvimento sustentável”, em Campinas, uma parceria com a Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental. O objetivo é dar suporte financeiro para a promoção de atividades em Educação Ambiental para alunos da rede publica de ensino e entidades assistenciais em todo o município.
“O fato de ser uma iniciativa pioneira na região, iniciada em 2008, e já considerada um modelo de sucesso como programa de educação ambiental foi determinante para a escolha da Jaguatibaia como nossa primeira parceira na cidade de Campinas“, afirma Fernando Garnero, vice-presidente Fórum das Américas e diretor do Grupo Brasilinvest. Para Fernando Garnero, essa parceria vem agregar e fortalecer a atuação do Fórum das Américas em Campinas e as ações de Responsabilidade Social do Grupo Brasilinvest, que já atua na região como um dos principais parceiros do movimento Compromisso Campinas pela Educação (CCE).
Para a Jaguatibaia o apoio significará a possibilidade de ampliar a atuação do programa de educação ambiental, realizado desde 2008, duplicando o atendimento para alunos e professores das redes Estadual e Municipal de Ensino, bem como a entidades assistenciais da cidade. Para os ambientalistas, o anúncio da parceria, durante a realização de uma conferência sobre desenvolvimento sustentável, acontece num momento muito importante para a causa ambiental.
“Hoje nos encontramos diante de um quadro mundial de grandes preocupações, com a ocorrência das Mudanças Climáticas Globais decorrentes em grande parte, do modelo de desenvolvimento econômico adotado, com base na queima de combustíveis fósseis para a geração de energia. Entre as consequências desse modelo de desenvolvimento não-sustentável, observamos a aceleração do ciclo de aquecimento global, devido à emissão de gases, entre eles o CO2, (dióxido de carbono) – afirma o agrônomo e ambientalista José Carlos Perdigão, presidente da Jaguatibaia. A Jaguatibaia acredita que a sensibilização da população através de ações de educação ambiental irá propiciar condições reais para mobilização e mudança de comportamento das comunidades nas suas ações do dia a dia, como reduzir a geração de lixo, conservar, proteger e restaurar as matas, entre outras”, diz Perdigão.
O módulo de educação a ser desenvolvido pela Jaguatibaia se chama Da Semente A Muda E Da Muda A Arvore. Nos dois semestres inicialmente previstos pela parceria, a estimativa é o atendimento a cerca de 2.000 estudantes da rede pública e jovens atendidos por entidades assistenciais da cidade. De acordo com José Carlos Perdigão, esses jovens irão vivenciar uma experiência prática, realizar semeaduras de espécies nativas da Mata Atlântica, conhecer todo o desenvolvimento das mudas, terminando com o plantio de uma muda às margens do ribeirão das Cabras, afluente do rio Atibaia.
O Programa educacional realizado pela Jaguatibaia já foi utilizado, entre outros, para a formação de multiplicadores pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com apoio da Petrobrás/Replan. Nesse caso, em 2009, a Jaguatibaia desenvolveu modulo de educação ambiental para professores de escolas públicas, técnicos de empresas de saneamento básico e técnicos da casa de agricultura, de 40 municípios da bacia PCJ.




