José Antônio Cardinalli Filho, mora em Sousas desde que nasceu, cresceu convivendo com o dia-a-dia da vida na fazenda, se formou veterinário e tem uma enorme paixão por cavalos, em especial o cavalo árabe.
O fascínio pelo árabe começou logo aos 7 anos de idade, quando numa visita ao haras da Fazenda Fortaleza viu pela primeira vez um cavalo dessa raça.
A partir de então, Zé Antônio, como é chamado pela família , começou sua história com os cavalos árabes. Aos 14 anos comprou o primeiro garanhão da espécie e iniciou um processo de cruza com fêmeas da raça manga larga. Começava a nascer um dos maiores plantis árabes.
O cavalo árabe é considerado a raça mais pura, suas características são predominantes e inconfundíveis : uma cabeça que de perfil lembra a do cavalo marinho, conhecida como cabeça xanfrada; olhos grandes; narinas delicadas; pescoço longo e arqueado por ter uma vértebra a menos na coluna.
Essa raça consegue competir em várias áreas, dentre elas se destaca por ser um bom cavalo para enduro, ( prova de resistência), para performace e halter, ( prova em que se analisa a estrutura morfológica do cavalo).
Taruman, um dos cavalos árabes de Zé Antônio, ficou reservado campeão halter recentemente na exposição de Bragança Paulista, isso valoriza o cavalo e o coloca no pario para chegar a Exposição Nacional do Cavalo Árabe.
Zé Antônio na sua paixão pelos árabes vai continuar cuidando de seu plantil, que hoje tem cavalos puro sangue , e levando seus animais para mais competições. Boa sorte!
Karine Massacani
Ka_massacani@hotmail.com