20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Brasil julgado pela OEA.

Data:

Isso vai ter de se repetir até quando?
A Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, OEA, está realizando o julgamento sobre o caso Damião Ximenes, morto na Casa de Repouso Guararapes, no município de Sobral, Ceará, vitimado por maus tratos e violências fortuitas. O Brasil é réu e deverá ser condenado.
Este é o primeiro caso de violação de Direitos Humanos, na história, a ser julgado na Corte Interamericana, contra o Brasil.
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em função da morosidade com que caminhavam as investigações do assassinato de Damião Ximenes, recomendou ao Brasil celebridade na apuração das responsabilidades e a garantia da não-repetição deste tipo de extermínio no país. Como o Brasil não cumpriu as recomendações da Comissão, o caso seguiu para a Corte Interamericana,.
Nesta data o Conselho Federal de Psicologia aproveita para denunciar toda uma série de mortes violentas em hospitais psiquiátricos ocorridas no país e que permanecem impunes. Quantos pacientes vão precisar morrer em hospitais psiquiátricos, para que o Brasil tome medidas de proteção aos portadores de sofrimento mental ? Será que todos esses casos terão de ser enviados a um tribunal internacional?
Particularmente, vimos exigir o imedidato fechamento do hospital Mílton Marinho, em Caicó, no Rio Grande do Norte, campeão de violência e assassinatos, que permanece ainda em funcioamento!
Em 2004 o então Ministro da Saúde, Humberto Costa, qualificou este hospital como dentre os 10 piores do país e prometeu fechá-lo, mas, passado um ano , o hospital continua aberto, credenciado ao SUS e as únicas pessoas por lá punidas foram as que o denunciaram. Uma poderosa oligarquia política vigente no interior no estado do Rio Grande no Norte usa todo o seu poder econômico e político para acobertar e manter esse tipo de violência .
Se o Caso de Damião Ximenes é grave e está sendo condenado pela OEA, o caso do hospital Mílton Marinho, onde morreu Sandro Fragoso e tantos outros, é um escândalo e até agora nenhum providência foi tomada. O hospital Mílton Marinho é um símbolo de toda a violência contra os portadores de sofrimento mental.
Quantos vão precisar morrer, para o país precisar ir para os tribunais internacionais, para que o Brasil tome medidas reais de proteção aos portadores de sofrimento mental?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363