O Dia Mundial da Água foi comemorado no dia 22 de março em evento na Praça Beira Rio e reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre elas escolas da rede pública como Francisco Barreto Leme, Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, Dr. Tomás Alves e Angela Cury Zakia. O ato contou com a participação de praticantes de caminhadas ecológicas.
Liderados pelo Movimento Rio Atibaia nasceu com a proposta de elaborar campanhas educativas para a comunidade com o objetivo de amenizar a escassez hídrica que assolou o Rio Atibaia nos últimos meses.
O grupo é composto por biólogos, veterinários e simpatizantes das causas ambientais e tem como principal foco a educação ambiental nas escolas, além de oficinas pedagógicas que abordam conceitos de conservação da água, poluição dos mananciais, preservação da fauna silvestre e produção de um jornal mural.
Segundo a bióloga e uma das organizadoras do encontro, Danila Torres, a educação ambiental focada nas crianças é o ponto chave para que as mudanças ganhem forças no movimento. “A idéia é fazer das crianças ‘agentes multiplicadores’ e educá-las para a preservação do meio ambiente, pois assimilam melhor as transformações do planeta”, conclui Danila.
O evento contou com show de Beto Sanchez e apresentação da peça do Grupo Gramaluc, com o espetáculo ‘A água é Mole, mas sua Falta é Dura ’, que teve como tema o uso racional da água. Alguns artistas plásticos da região também participaram com alguns cartazes educacionais expostos no Praça Beira Rio.

Outras atividades propostas pelo Movimento Rio Atibaia para os próximos meses são medidas de economia da água e a poluição que vai desde a análise e a conservação da água.