O documentário “Pilares do Futebol: do Clássico ao Moderno” será exibido no MIS Campinas, no dia 23 de abril, a partir das 20h. Próximos da Copa do Mundo de 2014, que será realizada a partir de junho no Brasil, o tema se torna recorrente ao analisar as mudanças que o esporte sofreu ao longo dos anos.
Desde a sua chegada ao Brasil em 1894, o futebol brasileiro passou por diversas transformações históricas até os dias de hoje. Assim, o vídeo aborda asquestões físicas, técnicas e táticas de um dos esportes maispopulares do mundo. A preparação física é um dos fatoresque mais evoluiu nas últimas décadas tornando-se cada vez maiscientífica para atender as exigências de novas táticas e estratégias,com novos posicionamentos dos atletas em campo.
Hoje em dia, os atletas profissionais de futebol percorrem, em média, de 10 a 14 quilômetros por jogo. Até a década de 80 eram quatro quilômetros a menos. E essa mudança não depende de outros aspectos, já que as medidas do campo continuam as mesmas, porém, o importante é que o jogador atualmente tem que estar preparado para movimentos mais velozes porque as partidas são bem mais rápidas e movimentadas, com maior número de passes e posse de bola.
Wesley, João Carlos de Freitas e Jorginho
Todas astransformações visam o desenvolvimento dessa modalidade esportiva paraatender às expectativas de venda do futebol profissional como grandeespetáculo, inserido em um mundo mercantilizado e embasado em novasestéticas voltadas para o consumo de uma massa de torcedoresespalhados pelos quatro cantos do planeta.
O documentário conta com a participação de jogadores que marcaram a história do futebol como o ex-atacante Careca, que se destacou jogando pelo Guarani e São Paulo na década de 70 e 80, além de disputar 3 Copas do Mundo pela Seleção Brasileira; e os meio-campistas Zenon e Neto, que fizeram história pelo Corinthians.
Os jogadores profissionais Adrianinho, da Ponte Preta, e Alan Kardec e Wesley do Palmeiras também tiveram participações significativas ao relatar como é a carreira de um jogador de futebol, além de demonstrarem as principais mudanças no esporte.
Gilson Kleina, Alan Kardec e Maurício Noriega
Outros convidados foram os jornalistas João Carlos de Freitas, da CBN Campinas, e Maurício Noriega, do Sportv; os técnicos Gilson Kleina, do Palmeiras, e Jorginho, além dos preparadores Marco Aurélio e Juninho.
Para o jornalista da CBN Campinas João Carlos de Freitas, “o futebol tem quatro conceitos básicos: a parte técnica, tática, a parte física e a parte emocional. Antigamente tinha uma técnica bem acentuada, uma tática mais ou menos elaborada,a parte física e o emocional eram mal trabalhados, mas tinha a estética, a beleza do futebol”.
Neto, Adrianinho e Zenon
“O futebol moderno é basicamente ocupação de espaço e jogo coletivo. Não é que ele seja ruim, é questão de preferência. Tem gente que acha o futebol de hoje melhor do que o futebol de antigamente. Eu acho que o futebol será cada vez melhor quanto mais ele souber conciliar técnica com a capacidade física, a técnica com a questão tática. Vejo um futuro se aproximando disso em algum tempo”, analisa o jornalista esportivo da Sportv, Maurício Noriega.
O filme foi produzido em 2013 pelos jornalistas Felipe Lange, Francela Pinheiro, JulianaDiani, Priscila de Carvalho e StéphanieSegal, com orientação do professor da PUC-Campinas Carlos Gilberto Roldão.