20.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Polícia prende diretor de empresa ligada à Fifa

Data:

ray-whelan_delegacia_ae_95A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta segunda-feira (8) Raymond Whelan, diretor da Match, única empresa autorizada pela Fifa a vender pacotes de ingressos e camarotes da Copa do Mundo.

“Ray Whelan, um diretor da Match, foi preso” no hotel Copacabana Palace, onde estava hospedado, declarou à AFP um porta-voz da Polícia Civil.

O porta-voz não informou a nacionalidade de Whelan, mas, segundo diferentes jornais, trata-se de um cidadão britânico de 64 anos.

Whelan foi transferido para uma delegacia perto do Maracanã, onde era esperado por dois advogados.

A polícia acredita que o diretor da Match está acima do franco-argelino Mohamadou Lamine Fofana, um dos 11 presos na semana passada em uma operação para desmantelar o esquema. Conversas telefônicas entre Fofana e Whelan foram interceptadas pela polícia, com autorização da Justiça, de acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”.

A rede, que operava desde 2002, revendia a cerca de mil euros cada ingresso de cortesia nas tribunas VIP dos estádios da Copa, destinados originalmente a ONGs, patrocinadores e familiares dos jogadores, explicou a polícia na semana passada.

Fofana conseguir revender ilegalmente cerca de mil ingressos por jogo, com a ajuda de agências de viagem e de seus altos contatos no mundo do futebol.A Justiça garante que o grupo atuava há quatro Mundiais, ou seja, desde 2002 e que a rede teria conseguido cerca de US$ 95 milhões.

No início da investigação, a polícia acreditava que Lamine Fofana trabalhava na Fifa e era o líder da rede, mas logo percebeu que ele não pertencia à entidade e “havia alguém acima dele na Fifa, com um intermediário na Match Hospitality”, declarou nesta quinta-feira o delegado Fábio Barucke, em coletiva de imprensa.

A polícia pediu a colaboração da Fifa para escanear e identificar as entradas apreendidas.O promotor Marcos Kac disse que também está sendo investigado o papel de várias federações de futebol, sobretudo, as de Argentina, Espanha e Brasil, na eventual revenda de ingressos de cortesia por essa rede.

A porta-voz da Fifa Delia Fischer informou que a organização “acompanha” a situação envolvendo a prisão de Whelan e coopera com a investigação.

Em uma nota divulgada na noite desta segunda-feira, a Fifa destacou que “proporcionará toda a informação solicitada para ajudar na investigação em curso”.

Joseph Blatter negou estar a par da operação

“Não sei nada disso”, disse o presidente da Fifa ao “Estadão”, ao ser consultado sobre a operação policial. “E não me ocupo de ingressos. Eu me ocupo da política”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Campeonato de Futebol Amador Série Ouro A terá 4ª Rodada neste domingo, dia 22

Domingo, 22 de setembro, tem a 4ª rodada da...

Botafogo e São Paulo começam a disputar vaga na semi da Libertadores

Botafogo e São Paulo começam a decidir quem avança...

Rayane Soares ganha ouro e bate o recorde mundial nos 400m

A corredora maranhense Rayane Soares, 27, se tornou campeã paralímpica...

Brasil tem mais 5 pódios. Rosi ganha 1º bronze do judô. Carol se despede com 5 medalhas

O torcedor brasileiro ficou mal acostumado nos últimos dias....
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363