Secretaria da Segurança Pública pode ampliar as atividades da comissão instituída com o intuito de analisar e combater os ataques criminosos a ônibus na capital para as demais regiões metropolitanas do Estado. Esta iniciativa foi apresentada há uma semana como alternativa para o aumento dos registros deste crime em São Paulo.
A comissão está sendo formada por representantes indicados pelas polícias Civil e Militar, sindicalistas e de empresários do setor, bem como agentes da SPTrans e Guarda Civil Metropolitana, que foram convidados a integrar o grupo de trabalho. “Esta decisão é importante para esclarecer os motivos e as origens que sempre prejudicam a população. Cada ônibus queimado provoca danos à mobilidade urbana daqueles que dependem do transporte coletivo”, disse.
O parlamentar confirmou que do total de ataques registrados, 90,8% são contra os ônibus que pertencem às empresas que atuam na capital; e 9,2% estão sob a responsabilidade de associações e cooperativas de transportes públicos. “Não sabemos o motivo pelo qual os ônibus são alvo de ataques na capital. Temos dúvida, pois trata-se da disputa de espaço dentro do transporte coletivo ou uma ação isolada e repetida do crime organizado na capital?”, argumentou.
Além da comissão, o deputado Edmir Chedid informou que a Secretaria da Segurança Pública implantou uma política específica para enfrentar os crimes de ataques a ônibus na capital. A partir de um trabalho de inteligência policial, foi detectado que parte dos crimes também ocorre em função das mortes decorrentes de ações policiais legítimas. Com base nestas informações, foi planejado um reforço tanto na prevenção como na investigação dos casos.
“Por isso, pedimos à Secretaria para que esta atividade e parceria entre as polícias e órgãos da administração pública municipal sejam ampliadas para as demais regiões metropolitanas do Estado. Existem casos no interior bastante similares aos registrados da capital, como em Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto. Temos de identificar e punir os criminosos que atuam contra os trabalhadores, empresas e a população”, finalizou Edmir Chedid.
Atuação
A Secretaria da Segurança Pública declarou que a Polícia Militar tem atuado na prevenção a partir de operações de saturação nas áreas onde ocorrem as mortes decorrentes de confrontos, utilizando elevado efetivo policial. Para reforçar o trabalho de investigação, os Distritos Policiais das áreas onde têm ocorrido ataques estão sendo auxiliados por dois departamentos especializados da Polícia Civil, o Deic e o Denarc. A atuação das polícias no combate aos ataques a ônibus já resultou na prisão de 54 criminosos dos 134 identificados neste ano.