27.9 C
Campinas
quarta-feira, março 4, 2026
spot_img

Vereador propões lei para evitar novas construções irregulares

Data:

Vereador Carlão do PT (centro) é o autor da proposta
Vereador Carlão do PT (centro) é o autor da proposta

O vereador Carlão do PT apresentou um Projeto de Lei que pretende obrigar empreendedores de loteamentos e o Município a informar proprietários de lotes e terrenos sobre as regras previstas na legislação municipal para a construção adequada. O PL foi protocolado na Câmara Municipal na segunda (23/2) e apresentado durante debate sobre regularização de imóveis na cidade, promovido pelo mandato de Carlão, na terça (24/2). O objetivo do PL é contribuir para evitar novas construções irregulares, que tantos problemas causam aos proprietários e ao Município.

Conforme a proposta, os empreendedores ficam obrigados a entregar a cada adquirente, no ato da assinatura do contrato de compra e venda do lote, os parâmetros construtivos da legislação municipal em relação a taxa de ocupação; afastamento e recuos; índice de aproveitamento (área máxima de construção); número de pavimentos e altura das edificações; excesso de porte; vagas de estacionamento, carga e descarga, embarque e desembarque, caminhões e ônibus; e taxa de permeabilidade. O PL também obriga a Prefeitura a informar e esclarecer sobre este parâmetros os proprietários de terreno, durante o processo de aprovação da planta do imóvel a ser construído, ou seja, antes de iniciar as obras de construção.

Regularizar ou demolir

A regularização destes imóveis já ocorreu algumas vezes em Campinas, por meio de leis municipais com vigência limitada, popularmente chamadas de “Lei do Puxadinho”. A mais recente é a Lei Complementar nº 60, de 15 de janeiro de 2014, que permitiu a regularização mediante critérios mínimos de segurança e habitabilidade e pagamento de multa, mas embora devesse valer por 1 ano prorrogável por mais 1 ano, vigorou de fato por aproximadamente 2 meses, impedindo que a grande maioria dos proprietários pudesse sequer dar entrada no pedido de regularização.

Carlão avalia que as consequências de se manter estes imóveis irregulares são ruins para os proprietários, que ficam impedidos de obter o Habite-se, por isso não têm como vender o imóvel, por exemplo, e para o Município, que perde em arrecadação de IPTU e não tem dimensões corretas para planejar adequadamente investimentos em infraestrutura para as comunidades. A regularização de imóveis populares nesta situação é defendida por Carlão, já que a alternativa seria a demolição das construções e/ou partes delas, o que causaria grandes prejuízos a famílias de baixa renda.

O arquiteto Isaac Marcelino, que atua na regularização de imóveis, mencionou, durante o debate na Câmara, que a estimativa do Conselho de Arquitetura é de que 50% a 80% dos imóveis das cidades brasileiras têm irregularidades na construção. “Há um problema de concepção. A regra é não cumprir a regra”, avalia ele.

Falta informação

Carlão acredita que isso ocorra, principalmente, por falta de informação e orientação adequadas, já que muitas famílias não podem pagar pelo acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto. Por isso, a relevância do Projeto de Lei apresentado. Durante o debate, o arquiteto da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Antonio Costa, disse que a Prefeitura já disponibiliza o serviço de orientação dos parâmetros construtivos, mas não é automático, somente mediante agendamento na Semurb (18º andar da Prefeitura).

Segundo ele, para quem não pode pagar pela planta do imóvel, a Prefeitura também oferece gratuitamente alguns modelos de planta econômica. Outro engenheiro da Semurb que participou do debate, Guilherme Martins, acrescentou que no site da Prefeitura (http://zoneamento.campinas.sp.gov.br/) as pessoas podem consultar o zoneamento municipal, para saber que tipo de construção podem fazer no lote.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula lidera cenários de primeiro turno e empata tecnicamente no segundo, aponta Real Time Big Data

Levantamento nacional mostra vantagem do presidente na largada e...

Gleisi rebate Flávio Bolsonaro após ato esvaziado na Paulista e tensão política sobe nas redes

Manifestação convocada pela extrema direita teve público abaixo do...

Haddad condiciona saída da Fazenda a viagem de Lula aos EUA e acelera articulações nos bastidores

Ministro diz que decisão depende de agenda com Trump...

Zé Dirceu defende chapa Lula-Alckmin e pressiona Haddad enquanto trava disputa interna por alianças para 2026

Reunião da Executiva expõe tensão sobre federação com PSOL,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade