O prefeito Jonas Donizette vistoriou na manhã desta terça-feira, 14 de abril, as obras de revitalização da avenida Francisco Glicério, no trechos entre a avenida Orozimbo Maia, passando pela rua Marechal Deodoro até a rua Barreto Leme, no centro de Campinas.
Percorrendo a via, Jonas constatou que os trabalhos estão em ritmo acelerado, com toda a parte subterrânea pronta – as redes de água e de esgoto já estão 100% instaladas no trecho e a fiação de energia e de telecomunicações está pronta entre a Orozimbo Maia e a Marechal Deodoro.
O segundo trecho, da Marechal Deodoro até a Barreto Leme, ficaria pronto até 15 de maio, mas nesta terça, portanto um mês antes do prazo, já foram finalizadas as obras da rede de água e esgoto e instalados os dutos para a fiação elétrica. As redes de água e esgoto foram trocadas por novas. Os fios da CPFL foram todos enterrados da Orozimbo Maia até a Marechal Deodoro. No trecho até a Barreto Leme, serão enterrados até o final deste mês, 30 de abril.
Jonas Donizette percorreu os trechos, ouviu comerciantes e populares que passavam pelo local e cumprimentou os trabalhadores pelo bom andamento dos serviços. “Esta é uma obra importante, que vai trazer uma nova cara para o centro da cidade. A Glicério é a principal avenida de Campinas e não vamos só mudar a parte da aparência, como toda a parte da estrutura”, garantiu o prefeito.
Donizette também falou que as obras são uma oportunidade para modernizar a infraestrutura do local. “Um exemplo para a população saber – disse Jonas – é que a Sanasa encontrou tubos de ferro fundido que nem existem mais e havia tubulação de cimento amianto, que é prejudicial à saúde. Estamos trocando tudo isto pelo que existe de mais moderno em rede de água e esgoto. Com esta nova tubulação haverá menos quebras de redes”, explicou o prefeito.
A vistoria às obras de revitalização da avenida Francisco Glicério faz parte de um conjunto de visitas que o prefeito fará no decorrer deste ano. Ele ouviu dos comerciantes que, apesar do incômodo, todos eles concordam que a obra da Glicério é importante para a cidade. Todos os moradores e lojistas serão avisados com antecedência sobre o período em que os serviços serão executados em cada quadra.
Asfalto
O prefeito explicou que houve uma alteração no projeto inicial, que previa asfaltar toda a avenida Francisco Glicério somente no final da obra. A Secretaria de Serviços Públicos fará o asfalto novo quadra a quadra. Pela novo modelo, primeiro será executada a estrutura para a pavimentação, em seguida será colocado o asfalto grosso e depois, quando estiver próximo o final da obra de toda a extensão da avenida, será feito o acabamento com a capa fina do asfalto.
“A decisão de asfaltar quadra a quadra foi minha por dois motivos: para não desperdiçar dinheiro com o tapa-buracos que seria feito provisoriamente em toda extensão da Glicério e, posteriormente, seria substituído pelo asfalto novo, e para dar conforto aos motoristas e comerciantes do local, que não precisarão trafegar em terra batida”, explicou o prefeito.
A pavimentação no primeiro trecho começa esta semana e deve ficar pronta até o final do mês. Junto com o asfalto haverá a construção de novas calçadas. Quanto aos postes de fiação de energia elétrica, eles serão retirados das calçadas somente depois que os fios subterrâneos forem todos testados e estiverem funcionando plenamente. “A fiação é a última parte do processo”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho.
Ele também comemorou o ritmo adiantado das obras. “Estamos mantendo um ritmo muito bom, há um entrosamento das equipes das empresas envolvidas e já avançamos 30 dias no cronograma. Já estamos na Rua Barreto Leme com água, esgoto e luz, e a meta era chegar lá somente em 15 de maio. Iniciamos também o trecho até a Avenida Benjamin Constant. As coisas estão caminhando de forma positiva”, disse Rossilho.
Obra começou dia 2 de março
A obra no trecho 1, entre a Orozimbo Maia e a Marechal Deodoro começou, efetivamente, no dia 2 de março, com a abertura das valas. De 2 de março a 14 de abril passaram-se 45 dias. O cronograma inicial era de 40 dias. Houve 5 dias de paralisação por causa das chuvas que caíram no período.
A previsão é que a revitalização chegará na avenida Moraes Salles em 30 de novembro, quando então será interrompida para não atrapalhar as vendas do comércio no mês de Natal. Em janeiro de 2016, as obras recomeçam e chegarão na avenida Aquidabã em abril, quando então estará completa a revitalização de 1,2 km da avenida Glicério.




