Foto: Carlos Bassan/PMC
Menos de um mês desde sua abertura ao tráfego de veículos, no dia 8 de junho passado, a Avenida Isaura Roque Quércia (prolongamento da Mackenzie), já recebe trânsito intenso. Pela nova via têm passado, diariamente, cerca de 8,5 mil carros, o que significará um total de 270 mil veículos ao mês. As informações são da Assessoria de Imprensa da Entreverdes Urbanismo, uma das responsáveis pela construção da estrada.
Boa parte deste movimento decorre de fluxo dos moradores do loteamento Caminhos de San Conrado, grandes beneficiados pelo novo acesso e que esperavam há anos por uma nova opção de entrada/saída ao distrito. Afinal, em menos de 10 minutos desde a portaria do loteamento, é possível estar na Rodovia D. Pedro, circulando por uma estrada em excelentes condições, bem planejada e que oferece, além disto, belas paisagens, tanto as naturais, quanto o bonito paisagismo implantado ao longo de seu curso, já que em toda extensão foram plantadas mudas de plantas ornamentais e mais de 2000 árvores, sendo que 1800 são ipês (amarelo, roxo e branco).
Moradora no loteamento, a engenheira química Melissa Battistel, conta que, desde a abertura ao trânsito, tem usado a Mackenzie com freqüência. ‘Facilitou muito minha rotina, estava ansiosa pela sua abertura há alguns anos já. Trabalho na D. Pedro, então para mim ficou muito mais prático o caminho. Em dias com pouco trânsito, chego apoupar até 10 minutos no tempo de trajeto”, conta.
Para ela, a nova via a surpreendeu positivamente, ‘pois além da sua qualidade o design dela ficou sensacional, muito bonita, com vistas espetaculares (sendo a minha preferida já na chegada da Dom Pedro, quando se tem uma panorâmica de Campinas)’, comemora.
Melissa diz ainda ter certeza que a Mackenzie será incorporada na vida de muitas pessoas do San Conrado, ‘’pois para nós, que estamos há muitos e muitos anos esperando a nova estrada, que, muitas vezes, pareceu ser um projeto que nunca sairia do papel, ter a Mackenzie como uma opção de caminho parece um sonho se tornando realidade” assinala.
Mas os benefícios da via para os moradores dos demais bairros de Sousas, com o desafogamento do trânsito nas avenidas Antônio Carlos Couto de Barros, Mário Garnero e na Heitor Penteado, principalmente nos horários de pico também já são comemorados. Segundo o advogado Davi Lichy, morador no Jardim Botânico, isso ‘facilitou a vida dos moradores nas regiões mais centrais do distrito, “muito embora ainda exista grave problema no entroncamento da Couto de Barros com a Mário Garnero, o que cria problemas para quem mora do outro lado da ponte”, diz. Na avaliação de Lichy, o novo acesso facilitou o trânsito, de fato, até onde fica uma agência do Banco Itaú, na Isabelita Vieira. “Dali para a frente o trânsito continua ruim”, destaca.
A nova Avenida Mackenzie é a mais moderna artéria viária de Campinas. A via conta com 6,5 quilômetros de extensão e a expectativa é que sua abertura ao tráfego ajude a melhorar o trânsito na Rodovia Heitor Penteado, até então único acesso ao distrito de Sousas e por onde circulam cerca de 50 mil veículos por dia.
Promove, além disso, fácil acesso aos mais importantes complexos viários do país: as rodovias Dom Pedro I, Santos Dumont, Adhemar de Barros, Magalhães Teixeira, Anhanguera e Bandeirantes, sendo que é possível ir até a cidade de São Paulo sem passar por nenhum semáforo.
As obras da Avenida Mackenzie terminam ao lado da portaria do EntreVerdes Campinas, novo empreendimento imobiliário naquela região. E a última etapa da conexão viária, a ligação com a Avenida Mário Garnero, tem prazo de entrega previsto para agosto, antes, portanto, do prazo estabelecido pela Prefeitura, ou seja, no início de 2017.
A nova Mackenzie, resulta de investimentos conjuntos do EntreVerdes e seus parceiros: Organizações Sol Panamby, Rossi, Grupo Garnero e THCM e é considerado o maior investimento de todos os tempos no viário da região Leste de Campinas. O projeto consumiu R$ 62 milhões, com 20 meses de obras e mais de mil pessoas envolvidas nas várias etapas de implantação da via.
Para promover qualidade de vida e segurança para os moradores da região, a avenida também contará com monitoramento por câmeras, pontos de ônibus posicionados estrategicamente, passeios laterais e ciclovia. A via ainda é fechada por alambrado e conta com cinco corredores de fauna para a circulação de animais silvestres