Um morador do loteamento Caminhos de San Conrado sofreu uma tentativa de assalto relâmpago no dia 8 de outubro, às 11h20, no retorno da Avenida Mackenzie que leva à Rodovia Dom Pedro I. Segundo ele, que estava sozinho no veículo, uma Pajero TR4, foi abordado por três homens em um Uno vinho, que estava parado na contramão. “Assim que entrei no retorno eles aceleraram o carro para cima do meu, o Uno colidiu na minha lateral mas eu consegui escapar”, afirma o morador, que prefere não se identificar. Os policiais militares que patrulhavam a região ajudaram o homem e detiveram os assaltantes. Três menores de idade foram encaminhados para o 4º distrito policial, aonde a vítima reconheceu um dos assaltantes e os jovens confessaram a participação em outros três assaltos no mesmo local. O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, Coronel MarciElber Rezende, acredita que os adolescentes eram responsáveis pela maioria dos crimes cometidos na extensão da avenida. Através dos detidos, a polícia identificou outro jovem, também menor, que fazia parte da quadrilha.
Segurança
Desde a inauguração do novo trecho da Avenida Mackenzie os moradores reclamam da falta de segurança no local. O morador assaltado pelos menores diz que estava ciente sobre diversas ocorrências na região e já andava atento a qualquer movimentação estranha, mas afirma ter sido uma surpresa. “Senti-me indignado, pois os criminosos foram presos e confessaram à polícia que queriam o meu veículo para fazerem o ‘role’ de final de ano no bairro”, desabafa.
Segundo a administração do Caminhos de San Conrado, a previsão de entrega da nova portaria é para novembro. Em nota, o San Conrado explicou que o sistema de segurança da portaria 2 controlará todas as câmeras e o fluxo de veículos, que será no sistema “sem parar” para moradores, em uma sala de monitoramento. Visitantes também terão acesso pela portaria 2, com a possibilidade dos próprios moradores fazerem o pré-cadastro. A administração explica também que manteve reuniões com o Entreverdes para discutir o problema da segurança, que é de interesse comum, mas que assumiu momentaneamente o patrulhamento nas vias Mário Garnero e em parte da Avenida Mackenzie. De acordo com o comandante Coronel MarciElber Rezende foi feito um reforço no patrulhamento da área por conta de reclamações dos moradores da região.
Monitoramento
A região de Campinas já conta com a instalação de radares inteligentes para monitoramento das vias. Já foram colocados 3 postes na Avenida Mackenzie, a intenção é inibir os assaltantes com mais monitoramento e vigilância. As câmeras, além de monitorarem, reconhecem e avisam caso um veículo furtado passe por elas. O procedimento é, após o furto, ligar para o número 153 e informar sobre o ocorrido e então as câmeras são programadas para reconhecer o número da placa e o veículo.
A Guarda Municipal faz de três a quatro passagens por dia no local e a ação continua sendo feita, mesmo com a instalação dos postes, para reforçar a segurança.