27.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

MPE manda e Prefeitura interdita espaços esportivos em Sousas

Data:

Inquérito cita a ocorrência de "perturbação do sossego em razão da poluição sonora"
Inquérito cita a ocorrência de “perturbação do sossego em razão da poluição sonora”

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil público para investigar irregularidades na ocupação de áreas públicas do município. Com isso, o Executivo interditou campos de futebol e as praças de esportes José Lório, localizada em Sousas, e União Nova Sousas.

De acordo com o Ministério Público, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, notificou os ocupantes das unidades esportivas para “cessarem imediatamente as atividades naqueles locais”.

A medida administrativa da Prefeitura foi provocada, em parte, pelos fatos investigados em inquérito civil da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, que apura as irregularidades. A ação, de acordo com pessoas ligadas aos campos, ocorreu no fim de janeiro.

O procedimento foi aberto pela Promotoria a partir de representação impetrada por um morador de Sousas, informando a utilização de campo de futebol, na Vila Iório, localizado em área pública, para a realização de jogos. O inquérito cita a ocorrência de “perturbação do sossego em razão da poluição sonora, provocada por brigas e fogos de artifício, e do consumo de bebidas alcoólicas”.

A Prefeitura informou que a área pública  é utilizada pelo Sousas Futebol Clube sem autorização, permissão, concessão ou qualquer outro ato administrativo formal. Na área ainda foi identificado um bar, também sem autorização.

“Identificada a irregular utilização da área pública, foi o responsável pela agremiação, Marcos Roberto Landucci, intimado a encerrar atividades. Houve posterior lacração do bar e imposição de multas. Mesmo após as medidas coercitivas iniciais, não houve encerramento do uso irregular da área pública, conforme noticiado pelo representante. A área pública em questão tem rendido proveitos econômicos aos invasores, na medida em que espaços publicitários vêm sendo locados a empresas “, relata a portaria do MPE.

Conforme a Promotoria, há lesões urbanísticas e ao erário provocadas pelo uso irregular de solo público.

O promotor Valcir Paulo Kobori determinou ainda o envio do procedimento ao prefeito Jonas Donizette (PSB) solicitando informações sobre as medidas adotadas visando o encerramento da utilização irregular da área pública e de eventuais prejuízos ao erário municipal.

A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o presidente da agremiação até a publicação da matéria.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363