
O Centro de Saúde de Joaquim Egídio está com o programa de tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco. O grupo se reúne todas as quartas-feiras, das 16h às 17h30.
Os encontros são ministrados por enfermeiros, médicos e agentes comunitários. O programa dura em média quatro meses, podendo se estender até um ano. 50% das pessoas que iniciaram o tratamento deixaram de fumar.
Atualmente existe um grupo com 10 pessoas, mas o programa está aberto a novos participantes a qualquer momento.
Um psicólogo acompanha todo o tratamento e durante o processo podem ser prescritas medicações de acordo com a necessidade de cada usuário.
O usuário que demonstre interesse em parar de fumar deverá procurar a unidade em Joaquim Egídio, preencher ficha de cadastro individual e ser acolhido pela sua equipe de saúde.
“Essa avaliação inclui uma investigação das principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, bem como da avaliação do grau de dependência da pessoa ao cigarro, seu estágio de motivação para a cessação do tabagismo e suas preferências para o tratamento”, explica o enfermeiro Luís Fernando Vieira.
As vagas são para os moradores de Joaquim Egídio e Sousas, maiores de 18 anos.
O que: Grupo antitabagismo
Onde: centro de Saúde de Joaquim Egídio – Rod. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 1225
Quando: quarta-feira, das 16h às 17h30
Quanto: gratuito




