
A cidade de Jaguariúna é o centro das atenções do esporte olímpico de Camarões. O município foi selecionado para abrigar e oferecer estrutura de treinamento para a seleção feminina de vôlei, atletas camaronesas do atletismo, levantamento de peso e também do boxe. O treinamento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começa no dia 5 de agosto, será realizado nos complexos esportivos Ginásio do Azulão e Estádio Municipal Alfredo Chiavegatto e todos os treinos serão abertos ao público.
O foco inicial está voltado para a chegada das meninas do vôlei. Elas serão as únicas do continente a participar dessa modalidade na Olimpíada e estarão em Jaguariúna até o final de julho. São 18 atletas que em fevereiro sagraram-se campeãs diante da seleção do Egito.
As Leonas, como são chamadas as jogadoras em Camarões, receberão durante a pré-temporada um intensivo treinamento com uma equipe técnica formada por brasileiros. O empresário Paulo Pan, que desenvolve há 15 anos trabalhos de relações internacionais no ramo esportivo, escalou quatro profissionais brasileiros que já treinaram os grandes nomes do vôlei nacional para ajudar a comissão técnica camaronesa. Dentre eles Paulo de Tarso Milagres, técnico do Clube Pinheiros e que está há 20 anos no vôlei.
O anúncio da vinda da delegação africana foi feita na presença de empresários, autoridades municipais e do embaixador do Brasil em Camarões, Nei Futuro Bitencourt, que considerou a vinda da delegação como uma importante aproximação do Brasil com Camarões.
Colaborou Thiago Esmeriz




