
Após solicitação da Subprefeitura de Joaquim Egídio para a pavimentação da CAM-127, a estrada vicinal que liga a Rodovia D. Pedro I (SP-065) ao distrito de Joaquim Egídio, a prefeitura de Campinas estuda o projeto para a colocação de asfalto na via.
Para que a pavimentação aconteça precisa-se mudar a Lei Municipal 10.850/2001 que colocava algumas restrições, entre elas a de que não proíbe asfaltar vias em regiões da área de proteção ambiental (APA).
O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas (Congeapa) solicitou junto à subprefeitura de Joaquim Egídio para que entrasse com um pedido de pavimentação, o projeto foi entregue a prefeitura de Campinas para análise através da Secretaria do Verde e da Câmara dos vereadores.
A solicitação para pavimentar a via foi uma iniciativa através de um abaixo assinado dos moradores de Sousas e Joaquim Egídio feito pelo vereador Luiz Henrique Cirilo (PSDB). Os moradores acreditam que a pavimentação da CAM-127 trará melhoria na travessia dos veículos além de ser mais seguro para o motorista.
Curiosidade
Não se consegue precisar a data de criação da via CAM 127, mas sabe-se que ela foi conhecida como um dos ”caminhos do açucar”. Por meio deste caminho é que a produção canavieira e depois cafeeira era transportada pelas fazendas, através de lombo de burro, de boi e de tropas a cavalo, bem antes do Ramal Férreo Campineiro (1889) ter sido implantado nos antigos povoados de Sousas e Joaquim Egídio.
Colaborou Thiago Esmeriz




