
O projeto Tercine está desde março, nas primeiras e terceiras terças-feiras do mês (daí a origem do nome), às 19 h, na sede da Assuma Sustentabilidade, em Joaquim Egídio.
A curadora é a moradora do distrito, Elaine Castro de Paula, que tem em sua casa um acervo de 250 filmes. “A ideia é trazer filmes que estão fora do circuito comercial e fora do eixo Estados Unidos e Europa, os chamados filmes ‘cult’, de acesso mais difícil ao público em geral”, diz.
O Tercine funciona como um cineclube, de acesso aberto ao público, sem custos. Os filmes são exibidos ao ar livre no tempo quente e em local fechado no frio. Após a exibição as pessoas sentam em volta de uma mesa para conversarem informalmente sobre as suas impressões sobre o filme. Para quem quiser, há sempre uma comida leve acompanhada de cerveja ou uma sopa acompanhada de vinho, à venda, além da tradicional pipoca que é cortesia do local.
A mostra atual traz filmes do Oriente Médio, que tratam da luta da população destes locais para romperem com a sua difícil situação social e as rígidas instituições, tradições e preconceitos destes territórios para trilharem o caminho de seu próprio destino.
Próxima exibições
Dia 05 – Filhos do Paraíso, filme iraniano que conta a história de um casal de irmãos que tem apenas um par de sapatos que revezam entre si para ir à escola todos os dias.
Dia 19 – Um porco na Faixa de Gaza, comédia israelense que conta a história de um pescador palestino que “pesca” um porco quando joga sua rede ao mar e tem a tarefa praticamente impossível de vendê-lo para pagar suas dívidas, já que o porco é considerado impuro em sua terra, bem como aquele que o possui.
O Assuma Sustentabilidade fica localizado à Rua Heitor Penteado, 1085 – Joaquim Egídio.




