Apesar dos recentes sinais de recuperação da atividade econômica, no que diz respeito ao varejo nacional uma retomada mais firme somente deverá acontecer a partir do segundo semestre de 2009. A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, realizada com 1.010 executivos do varejo nacional, revela que para 70% deles o faturamento do Dia dos Namorados, a última data de forte apelo comercial deste primeiro semestre, deverá recuar (28% das repostas) ou ficar estável (42% das respostas) em relação à mesma data de 2008. Somente para 30% dos empresários entrevistados as vendas deste ano superarão a marca registrada no ano passado.
É importante notar que o percentual dos mais otimistas, ou seja, daqueles que acreditam em elevação do faturamento (30% nesta pesquisa) caiu 4 pontos percentuais em comparação ao que foi verificado no Dia das Mães (naquela ocasião, 34% dos entrevistados esperavam alta do faturamento em relação à mesma data comemorativa de 2008), mostrando que o fraco desempenho registrado nas vendas do Dia das Mães de 2009 afetou negativamente o grau de otimismo do setor varejista para o Dia dos Namorados.
Estas expectativas de vendas mais mornas para o Dia dos Namorados devem-se, basicamente, às pequenas empresas (somente 28% delas acreditam em alta do faturamento neste ano). Já para as médias e grandes empresas do varejo as expectativas de alta são melhores: 38% no caso das médias e 39% para as grandes empresas.
Na análise regional, as regiões Nordeste, Norte e Sudeste são as mais otimistas para as venda do Dia dos Namorados de 2009. Pelo menos, 36% dos empresários varejistas nordestinos aguardam crescimento das vendas neste ano em comparação com a mesma data de 2008. No Norte e Sudeste estes percentuais são de 33% e 32%, respectivamente. O peso da atividade industrial nestas regiões em detrimento do setor de agronegócio (mais relevante para Sul e Centro-Oeste) explica estas diferenças regionais já que os primeiros sinais de recuperação econômica estão sendo emitidos pelo setor industrial (setor automotivo, eletrodomésticos etc.), ao contrário do que tem ocorrido com o agronegócio (quebras de safras por fatores climáticos e preços de commodities ainda depreciados).
Os presentes apontados pelos varejistas como os mais demandados neste Dia dos Namorados 2009 serão celulares (25%), Roupas/Cintos/Sapatos/Tênis/Acessórios (24%), Flores (18%) e Perfumes/Cosméticos (13%)
As vendas à vista representarão 52% das vendas e as a prazo 48% no Dia dos Namorados 2009. As vendas à vista serão compostas por: dinheiro (42%), cartão de crédito (21%), cheque (18%), cartão de débito (17%) e cartão da própria loja (2%). Na modalidade a prazo, estão cartão de crédito parcelado (40%), cheque pré-datado (35%), financiamento/crediário (19%), cartão de débito parcelado (4%) e cartão da própria loja parcelado (2%).
Metodologia
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2009 foi feita pela Serasa Experian entre os dias 13 e 19 de maio de 2009, com 1.010 executivos do setor do comércio de todo o país. A pesquisa para o Dia dos Namorados realizada pela Serasa Experian começou a ser desenvolvida em 2006. Trata-se de um levantamento estatístico com uma amostra de empresas representativas do setor do comércio, dos portes pequeno, médio e grande e das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.




