Um trabalho de inteligência da Guarda Municipal de Campinas retirou das ruas uma quadrilha que furtava estepes. Na ocorrência, na tarde de segunda-feira, dia 19 de março, uma equipe do Grupo de Apoio Especial (GAE) da GM deteve três pessoas acusadas de furto e uma de receptação. No veículo abordado havia cinco estepes. Uma vítima reconheceu os acusados no plantão policial.
Com informações recebidas pelo Centro de Comunicações (Cecom) da GM e por meio das imagens de câmeras inteligentes do Sistema Inteligente de Monitoramento Veicular de Campinas (Simvecamp), foi localizado trafegando pela cidade um veículo Uno de cor verde que, segundo denúncia, estava sendo usado para furtos de estepe de veículos. Equipe do GAE conseguiu localizar o carro na avenida John Boyd Dunlop, sentido bairro. A bordo, havia dois homens e uma mulher, e foram localizados cinco estepes de veículos, além de ferramentas e alicates usados para cortar os cabos que prendem os estepes.
P. G. C., 24 anos, com passagem por furto estava com alvará de soltura, e W.O.S., 30 anos, também com passagem por furto e com alvará de soltura, estavam acompanhados de V. S. C., 27 anos, sem passagem pela polícia, que revelou estar de férias do emprego e que acompanhava o marido, um dos detidos. Os suspeitos confessaram que praticavam os furtos em Campinas e em Mogi Guaçu, descreveram aos guardas o “modus operandi” do crime e que levam em média um minuto e meio a cada furto de estepe. Eles afirmaram que chegam a furtar mais de meia dúzia ao dia. Para os acusados, especialistas em furtar pneus que ficam presos nos carros do lado de fora ou embaixo dos carros, as montadoras deveriam colocar um cabo mais resistente nos estepes.
Durante a averiguação do caso, os acusados revelaram que revendem os estepes furtados a dois receptadores na região de Campinas e que receberiam R$ 590,00 pelos cinco pneus que entregariam. Com apoio da Polícia Civil, os guardas municipais também conseguiram localizar um dos possíveis receptadores, também encaminhado para o 2º Distrito Policial. Marceneiro e morador de Campinas, E. G. O., de 46 anos, foi indiciado e vai responder em liberdade.
Uma mulher, que teve o estepe de seu carro furtado no último dia 17 de março, compareceu ao DP e reconheceu os três detidos, pois chegou a flagrá-los em ação. Com a identificação, foram autuados em flagrante delito e presos.
A Polícia Civil vai continuar as investigações em busca do segundo receptador apontado pelos detidos.