
O PT (Partidos dos Trabalhadores) entrou nesta 6ª feira (13) com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a impugnação de uma pesquisa eleitoral feita pelo Datafolha em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não consta como o candidato principal da legenda entre as opções na disputa pela Presidência.
O petista está apenas em 3 dos 9 cartões de resposta. Nas outras fichas constam o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner.
Os advogados do partido devem se reunir com o relator do processo na Corte, ministro Napoleão Nunes, pedindo urgência na suspensão. A divulgação da pesquisa foi divulgada no domingo (15).
No momento, os institutos de pesquisa não são obrigados a incluir os nomes de todos os possíveis candidatos nas eleições. A partir de 20 de julho, data que marca o início da temporada de convenções, os nomes que já estiverem confirmados pelos partidos como candidatos deverão ser incluídos obrigatoriamente nas pesquisas pelos institutos.




