
A crescente preocupação com o consumo de alimentos naturais e saudáveis e a certificação de origem dos produtos orgânicos vêm mudando a forma de consumo de hortifrútis no Brasil e no mundo.
Desde 1999, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira cultiva uma horta com sete hectares plantados de forma totalmente orgânica, sem o uso de fertilizantes industrializados, sem defensivos químicos ou uso de sementes transgênicas. Trata-se de uma produção natural que é oferecida à população de Sousas, Joaquim Egídio e Campinas, além de abastecer mercados da região, com alimentos fresquinhos, recém colhidos da fazenda que fica a apenas 10 minutos do centro de Campinas, respeitando os princípios da agricultura orgânica. Para Paulo Scudilio, coordenador da oficina agrícola do Núcleo de Oficinas e Trabalho do Armazém das Oficinas, a produção e a comercialização são questões sérias de credibilidade e certificação. “Não basta divulgar que a produção é orgânica, sem respeitar os princípios do modo de produção. Desde o início de nossasculturas, fomos buscar conhecer as corretas formas de plantio e manejo. Essas práticas foram aperfeiçoadas e seguem de forma rígida como o plantio dos alimentos orgânicos devem
respeitar a terra, a natureza e todo o ecossistema em seu entorno. Quando tudo isso é observado, a certificação é uma consequência natural,” diz. Atualmente, toda a produção é certificada pelaAssociação de Agricultura Natural de Campinas (ANC), que possui metodologia criteriosa para a validação dos produtores de alimentos orgânicos.
Além de oferecer produtos saudáveis, a produção e a comercialização dos hortifrútis têm importante papel na questão da inclusão social, pois,promovem a atividade terapêuticaa 30 cidadãos que trabalham diretamente na produção agrícola, além de proporcionar a geração de renda.
Em tempos de conveniência, o acesso a esses produtos deve ser facilitado. Diariamente, a horta do Armazém das Oficinas oferece ampla variedade de hortifrútis, aceitando encomendas pelos telefone. Basta ligar no período matutino e retirar no mesmo dia a tarde, na própria horta.
O que oferecem: abobrinha, alface (americana, crespa, lisa, mimosa e roxa), alho poró, almeirão, banana, beterraba, berinjela, brócolis,cenoura, chicória, chuchu, couve, espinafre, jiló, mandioca, manjericão, pimentao, quiabo, repolho e vagem
Serviço:
Oficina Agrícola do Armazém das Oficinas
Endereço: Rua Helena Fabrini, s/n – Sousas, Campinas
Fones: (19) 3758-8612 / 3758-2324 / 3758-8627
Whatsapp: (19) 9.9797-3351




