
Os 33 vereadores de Campinas eleitos pela população para a Legislatura 2021-2024 irão tomar posse nesta manhã de 1º de janeiro de 2021, em uma cerimônia com diversos elementos inéditos na história da cidade, e na sequência darão posse ao prefeito eleito Dário Saadi e ao vice Wanderley de Almeida.
O ineditismo da reunião solene de posse começa já na presidência dos trabalhos: como é de praxe, cabe a quem teve a melhor votação conduzir a sessão, porém pela primeira vez nos 223 anos da Câmara Municipal, a tarefa caberá a uma mulher, a vereadora Mariana Conti (PSOL), única entre os eleitos a registrar mais de 10 mil votos nas urnas (10.886 votos).
O fato é ainda mais significativo porque a composição da Câmara para os próximos quatro anos é também a que terá o maior número de vereadoras da história da CMC. Além de Mariana, foram eleitas três outras representantes do sexo feminino: Débora Palermo (PSC), Guida Calixto e Paolla Miguel (ambas do PT). A presidente poderá, inclusive, se quiser, convidar outras parlamentares para compor a Mesa durante a posse, visto que esta determinação cabe justamente a quem conduz a solene.
Outro ponto inédito, ainda que menos alvissareiro, é o fato de que a posse dos vereadores será virtual, em virtude da pandemia e da fase vermelha do Plano São Paulo, que estará em vigor no dia 1º. Cada parlamentar estará no próprio gabinete e será empossado ali, por meio de teleconferência – à exceção da presidente e integrantes da Mesa (que ficarão no Plenário seguindo a critérios de distanciamento).
Após estarem empossados, os vereadores darão posse ao prefeito e ao vice prefeito, também de maneira virtual: ambos estarão no Salão Azul da Prefeitura e participarão da cerimônia também por teleconferência. Vale lembrar ainda que todos os presentes na Câmara terão de utilizar máscaras, manter distanciamento e usar álcool gel nos ambientes comuns e de circulação durante todo o tempo.
Sem público e com transmissão ao vivo
Conforme já amplamente divulgado, a cerimônia de posse também será a primeira da história a ocorrer, em virtude da pandemia e da fase vermelha, sem a presença de público – inclusive jornalistas. Contudo será possível assistir a íntegra da reunião solene pela TV Câmara Campinas.
O Canal Legislativo transmite em sinal digital aberto 11.3, pelo canal 4 da NET Campinas e 9 da Vivo Fibra. Também haverá retransmissão em tempo real pelo streaming que pode ser acionado na capa do site oficial da CMC e pelo youtube e pelas fanpages da TV e da Câmara (que podem ser acionados pelos ícones no canto superior direito do site oficial).
Eleição para presidente da Câmara e Mesa Diretora
Finalizadas as posses de vereadores, prefeito e vice, os parlamentares farão uma nova reunião, também com transmissão ao vivo pela TV Câmara, para eleger o presidente da Casa e a Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 – composta pelo próprio presidente, 1º e 2º vice-presidente; 1º a 4º secretários; e ainda corregedor e corregedor-substituto.
A vereadora Mariana Conti dará ciência das chapas/parlamentares concorrentes também de maneira virtual e chamará então, individualmente e por ordem alfabética, os 33 empossados. Assim que tiver seu nome chamado, o vereador ou vereadora se dirigirá ao Plenário, assinará oficialmente o livro de posse e, na sequência, irá à tribuna onde declarará verbalmente o voto e entregará a cédula que deverá trazer preenchida já do próprio gabinete. Feito isso, o/a votante voltará ao próprio gabinete e o/a parlamentar seguinte será chamado para passar pelo mesmo trâmite.
Depois de todos terem votado, o resultado será contabilizado e os nomes do novo ou nova presidente e integrantes da Mesa serão anunciados. O presidente eleito, então, será convidado para ir ao plenário assumir o comando da reunião – e da Casa – e encerrar o encontro do dia 1º de janeiro.
Confira quem são os 33 vereadores da Legislatura 2021-2024
01. Arnaldo Salvetti (MDB)
02. Carlinhos Camelô (PSB)
03.Cecílio Santos (PT)
04. Carmo Luiz (PSC)
05. Debora Palermo (PSC
06. Edison Ribeiro (PSL)
07. Eduardo Magoga (Podemos)
08. Fernando Mendes (REP)
09. Filipe Marchesi (PSB)
10. Guida Calixto (PT)
11. Gustavo Petta (PC do B)
12. Higor Diego (Republicanos)
13. Jair da Farmácia (Solidariedade)
14. Jorge Schneider (PL)
15, Juscelino da Barbarense (PL)
16. Luiz Cirilo (PSDB)
17. Luiz Rossini (PV)
18. Marcelo da Farmácia (Avante)
19. Marcelo Silva (PSD)
20. Major Jaime (PP)
21. Mariana Conti (PSOL)
22. Marrom Cunha (Solidariedade)
23. Nelson Hossri (PSD)
24. Otto Alejandro (PL)
25. Paolla Miguel (PT)
26. Paulo Bufalo (PSOL)
27. Paulo Gaspar (Novo)
28. Paulo Haddad (Cidadania)
29. Permínio Monteiro (PSB)
30. Professor Alberto (PL)
31. Rodrigo da Farmadic (DEM)
32.Rubens Gás (DEM)
33.Zé Carlos (PSB)