17.9 C
Campinas
domingo, novembro 24, 2024

A Arte invadiu a Câmara

Data:

 

A sessão de quarta-feira, 01 de dezembro, da Câmara Municipal de Campinas foi marcada pela manifestação de grupos ligados às Artes. Vestidos de branco e munidos de apitos e cartazes, os manifestantes usaram o plenário da Câmara para mostrar o descontentamento com a atual política cultural municipal.

Os grupos: Levante Cultura, MIS no Palácio, Coletivo de Comunicadores Populares e Ajuntaê se reuniram às 17h00 em frente à Sanasa, na Av. da Saudades e foram em passeata para a Câmara dos Vereadores, entrando no plenário ainda no início da Sessão.

Além da manifestação, os movimentos culturais entregaram um manifesto aos vereadores e um dossiê, no qual acreditam ter subsídios suficientes para a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito sobre a Cultura em Campinas. O mesmo dossiê será encaminhado, também, ao Ministério da Cultura. Durante a sessão, alguns vereadores cumprimentaram, de forma discreta, a manifestação. Entre um discurso e outro, os manifestantes entoavam canções de protesto.

O vereador Antônio Francisco dos Santos, O Politizador do Brasil (PMN) entrou em atrito com o grupo. Disse que o plenário estava bem alegre e foi ironizado, depois questionou se eles já haviam consultado os partidos da base e ouviu: “O senhor é da base”. Ao ouvir as palavras de ordem: “Leia o manifesto” respondeu: “Meus assessores estão lendo”. Quando o vereador começou a ler o texto de forma irônica, foi repreendido pelos manifestantes: “Você está brincando com a população”, gritou um dos defensores da cultura.

Melhor uso da tribuna fez o vereador Artur Orsi (PSDB), que comentou sobre o “Apagão da Cultura” e questionou o destino da verba do Teatro Castro Mendes. O vereador também lamentou a falta de um teatro em Campinas e disse que a bancada tucana ficou satisfeita com a manifestação. No final de seu discurso, Orsi leu a conclusão do manifesto entregue pelo grupo de apoio à Cultura. Após aplaudirem o discurso do tucano, os manifestantes deixaram a Câmara cantando.

 

Leia na íntegra os documentos entregues aos vereadores

Dossiê MIS

Manifesto Pontos de Cultura

Dossiê da Política Pública Cultural em Campinas

Leia a carta dos movimentos culturais:


“Diversos movimentos, pessoas e coletivos unem-se para o 3º Ato Público para a melhoria da política pública cultural da cidade de Campinas. O objetivo desse Ato é protocolar 3 dossiês na Câmara Municipal, para que os vereadores de Campinas tenham conhecimento das irregularidades que vêm ocorrendo na atual gestão da Secretaria de Cultura, e principalmente para que investiguem e tomem as providências necessárias para sanar essas irregularidades. Concomitantemente uma cópia dos dossiês será encaminhada ao Ministério da Cultura.

Estes documentos têm como finalidade revelar o total desrespeito da atual gestão para com a produção artística realizada no município, revelando um profundo desrespeito à classe artística e cultural e à população campineira. Eis alguns exemplos: total descaso em relação aos equipamentos públicos, uma vez que a maioria se encontra em situação de abandono ou em lentíssimo processo de recuperação (entretanto, somas vultosas para as reformas infindáveis continuam sendo requisitadas e gastas), ou ainda sendo substituídos por espaços administrativos; artistas que há anos trabalharam para a Prefeitura não receberam o pagamento até hoje; cobranças e burocratização para o uso dos espaços públicos em realizações artísticas e culturais; o Forum de Cultura de Campinas vem se mostrando altamente despreparado para se debater sobre as questões culturais do município, a começar que quer tornar-se um órgão privado; sobre os Pontos de Cultura, o Tribunal d e Contas do Estado está promovendo uma auditoria do Convênio 051 entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Campinas, pois as irregularidades da Prefeitura como administradora do convênio são muito grandes e evidentes.


Não pode-se deixar que estas e outras inúmeras irregularidades, geradas pela incapacidade de gestão da atual Secretaria de Cultura de Campinas, continue acontecendo sem as devidas investigações.

Assim, pede-se a colaboração de todos vocês através da divulgação e da presença neste Ato Público. Vamos recorrer ao legislativo, já que, legalmente, é o órgão representante dos cidadãos; no entanto, sem um número grande de pessoas, com certeza não seremos ouvidos por ninguém.


MOVIMENTO LEVANTE CULTURA

MIS NO PALÁCIO

APOIAM ESSE ATO: COLETIVO DE COMUNICADORES POPULARES, AJUNTAÊ.” 

 

Mais informações:

Blog Cultura Campinas

MIS Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363