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terça-feira, julho 1, 2025

A máquina de dinheiro de Nikolas Ferreira

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Fiz os cursos da Destra, a empresa do Nikolas Ferreira que já despejou R$ 750 mil em anúncios da Meta – e tem um objetivo claro: radicalizar cristãos.

Como você deve ter lido ao se inscrever, tenho investigado o bolsonarismo, a ascensão da extrema direita, o lobby que comanda Brasília e o papel dos militares e do Centrão no pesadelo em que vivemos.

As investigações que vou trazer aqui mostram que o futuro é sombrio. E não falo só de 2026, o ano decisivo que se aproxima — falo de algo mais profundo, do estrago que virá a longo prazo. E que, justamente por isso, precisa ser conhecido, exposto, escrutinado. Antes que seja tarde demais.

Nesta estreia, escolhi Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, o deputado federal mais votado do país. O homem que será um dos protagonistas da extrema direita no que restar da política brasileira nas próximas décadas.

Muitos deputados seguem exercendo suas profissões de médicos, advogados e até apresentadores de televisão durante o mandato. Na ficha oficial de cada um deles no site da Câmara, a informação está ali, é pública.

No caso de Nikolas, o membro mais votado da Casa, no entanto, consta o seguinte: “Profissão não declarada”.

Nikolas escolheu esconder algo importante: ele é um empresário que tem enriquecido às custas de sua visibilidade como um dos mais radicais políticos da extrema direita.

Posso provar que Nikolas ganha dinheiro dessa forma porque eu mesmo contribuí com isso. Foram exatos R$ 497 que saíram da minha conta bancária e caíram na conta da Destra Cursos LTDA, uma empresa fundada em 2020 e da qual o Nikolas é sócio.

É um empreendimento relativamente antigo e já foi tema de uma ou outra matéria por aí. Mas que merece muito mais atenção.

Destra: o negócio de Nikolas

Antes de te contar o que aprendi nos cursos concluídos na Destra, vale relembrar: quando a empresa foi fundada, em setembro de 2020, Nikolas era candidato a vereador de Belo Horizonte – e ainda não aparecia no quadro societário.

Com menos de um mês, a empresa fechou contrato de R$ 68 mil com o então candidato a prefeito de BH, Bruno Engler, apoiado por Nikolas.

Passada a eleição municipal, ainda naquele novembro pandêmico, Nikolas passou a integrar a sociedade da Destra.

Essa história até chegou a sair em um ou outro veículo da imprensa depois que o jornalista que revelou o caso no Twitter, Diego Feijó de Abreu, acionou o Ministério Público Federal. O órgão, porém, não viu crimes nos fatos e descartou uma investigação.

Muita coisa se passou desde então.

Nikolas segue com 15% da participação societária em conjunto com outros dois jovens empresários: o curitibano Ivens Henrique Grahl Ribeiro, de 29 anos, e o goiano Arthur Torres de Assis, de 24 anos. Apesar da pouca idade dos sócios, a empresa tem movimentado cifras cada vez maiores.

Quase R$ 1 milhão na Meta

Reformulada, a empresa que nasceu fazendo campanha eleitoral virou uma plataforma de cursos no início de 2022 — o sócio Nikolas assumiu o papel de professor e garoto-propaganda.

Em outubro daquele ano, o mineiro se elegeu com uma votação bombástica e virou um dos mais estridentes deputados da extrema direita, e cuja estratégia online levantou suspiros de inveja de políticos de todas as matizes.

Já no início deste ano, quando o vídeo do deputado sobre a suposta taxação do PIX ganhou o mundo, com impressionantes 330 milhões de visualizações, muita gente foi atrás de sua relação com as big techs. A suspeita é de que os números pareciam inflados.

À época, algumas boas matérias circularam indicando que a empresa de Nikolas teria investido R$ 100 mil em anúncios nas redes sociais da Meta. Desconfiei que era pouco. E era. Além dos anúncios veiculados pelos perfis com o nome de Nikolas, encontrei milhares de peças pagas diretamente pela Destra. São mais de 3.300 anúncios que totalizam R$ 745,3 mil de abril de 2024 a abril de 2025.

É uma estratégia agressiva de tráfego pago – que se soma ao tráfego orgânico das redes de Nikolas. Na descrição do perfil do deputado no Instagram, utilizado para divulgar sua atividade parlamentar, está lá, à disposição, o link da Destra. Se levarmos em conta informações divulgadas pela própria empresa, a estratégia parece dar resultado, já que ela diz formar “mais de 60 mil cristãos”.

Resolvi fazer as contas. O único produto oferecido pela empresa é um plano de assinatura que garante acesso a dezenas de cursos, que custa R$ 500 – e, antes, chegou a custar R$ 685. Se todas as pessoas pagaram o mesmo valor que eu, o mais baixo, o negócio já trouxe mais de R$ 30 milhões aos seus sócios. Um deles? O Nikolas.

Eu prefiro acreditar que o número de clientes é inflado pela Destra, talvez para encorajar novos alunos. Enviei um e-mail para a empresa na última segunda-feira, 29, com essa e outras diversas perguntas.

Minha jornada na Destra

Usei o PIX para garantir acesso ao “Plano Legado”, o produto oferecido pela Destra atualmente. Com isso, tive acesso a uma plataforma fechada com quatro “núcleos de formação”. Na prática, cada um deles é uma página com um layout diferente, mas todas imitando um “Netflix” em que cada pôster representa um curso.

Como assinei um termo que impede a reprodução de materiais do curso, não vou brindá-los com trechos das vídeo-aulas. Trago aqui, no entanto, o que mais me impressionou de tudo o que vi, ouvi e aprendi na plataforma da empresa do Nikolas.

Comecei pelos vídeos introdutórios chamados “Formação Destra”. São quatro minicursos online, cada um com três a oito vídeos com, no máximo, 15 minutos. O apresentador é um jovem que não se apresenta, não menciona qualquer formação acadêmica ou experiência profissional.

No primeiro vídeo que assisti, ele diz: “Você não está aqui por acaso. Talvez você tenha clicado em um link, algum anúncio ou propaganda ou até mesmo tenha sido convidado, mas quero que você saiba que chegou até aqui por um motivo maior. A Destra não é só uma plataforma, somos uma resposta para essa geração. E você, meu querido, faz parte disso”.

Me senti lisonjeado. Ele, então, apresenta a Destra da seguinte forma: “Somos um ecossistema criado para você, cristão, viver o Evangelho no dia-a-dia. A Destra é o fundamento. Não estamos aqui para te dar mais teoria ou te prender em debates. Aqui não há espaço para uma fé rasa”, conclui.

Depois dessas “boas-vindas”, parti para o primeiro núcleo, o “Destra Originais”. Comecei por um curso rápido chamado “Filosofia 10:31” — mais um apresentado por alguém não identificado. A filosofia é uma criação da Destra para oferecer um “novo estilo de vida” integrando a fé a todas as dimensões da existência.

“Vamos te apresentar o novo estilo de vida que você vai viver a partir de hoje”, diz o professor. “Nossa fé não é reservada para momentos de culto”, ele defende.

Depois, descobri que a tal filosofia – que parecia só um curso de autoajuda cristã – é o princípio que estrutura toda a plataforma.

Os cursos vão de “como fazer amigos” a “como ter bons hábitos”, passando por “inteligência emocional” e “corrida de rua”. “Você precisa ser um cristão que se posiciona” é o mantra que atravessa os conteúdos, inclusive os de temas mais aparentemente neutros.

Paulo Motoryn

Editor de Brasília – Intercept Brasil

Colunista Cartas Marcadas

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