Grande Sertão: Gonzaga é o encontro da obra musical de Luiz Gonzaga com o clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. Nessa mistura de universos, a voz de Carol Andrade e o violão de Alex Maia se multiplicam em arranjos originais e performances encantadoras para levar os ouvintes a uma emocionante travessia pelo “grande sertão” de cada um.
O sertão é o canto esquecido do Brasil. Apesar do menosprezo a essa região de clima árido, porém de fertilidade cultural inconteste, a histórica migração de sertanejos para as grandes cidades espalha o sertão por todas as partes do país e, ainda que “miscigenado” e encoberto pela fumaça do leviano progresso, esse modo de ser sobrevive nas presenças e ascendências e pode inspirar novas gerações.
O projeto é um reflexo dessa frutífera árvore antropológica. Carol Andrade e Alex Maia são paulistanos, descendentes de famílias nordestinas, e encontraram na música de Luiz Gonzaga e na prosa poética de João Guimarães Rosa um portal para conectar diferentes dimensões: o passado e o presente, a ancestralidade e a novidade, o físico e o metafísico, a vida e a arte em busca de novos rumos para descobrirmos o nosso “grande sertão”.
No repertório dez canções do universo de Gonzaga são “costuradas” pelas falas de Riobaldo, personagem do livro “Grande Sertão: Veredas”, num diálogo entre as personas e os personagens, os criadores e as criações, os artistas e as artes. Uma mostra de sons, palavras, gestos e símbolos desses dois mundos, num só sertão.
O formato voz e violão é certeiro para esse “sem-fim” pois proporciona uma aura de intimidade e cumplicidade com o público. O duo Carol Andrade e Alex Maia se multiplica em arranjos primorosos e performances encantadoras para levar os presentes a uma emocionante jornada pelo “grande sertão” de cada um.
O duo iniciou em 1997, mas só lançou seu disco de estreia, “Vida Adentro”, em 2005. O álbum, muito bem recebido pela crítica e público e avalizado pelo violonista Ulisses Rocha, teve seu show de lançamento no projeto Prata da Casa do SESC Pompéia, entre outros espaços culturais da cidade de São Paulo.
Em 2013, Carol Andrade lança seu primeiro CD solo intitulado “Outras mulheres”, uma homenagem às mulheres compositoras do Brasil, arranjado e produzido por Alex Maia. Esse projeto foi contemplado pelo edital PROAC-SP e seu lançamento ocorreu em várias cidades do estado, com destaque para o show no Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina e a primeira turnê europeia em 2014.
Em 2016, Carol Andrade lança o “Sorria”, mais um álbum solo novamente produzido por Alex Maia, só que agora apresentando suas canções autorais inéditas. “Sorria” recebeu a resenha da grande cantora e compositora Rosa Passos. O show desse disco circulou por várias unidades do SESC São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em 2018, o duo retoma sua formação original e lança um CD em comemoração aos 20 anos de parceria denominado “Canção pra Dois”. Os shows de lançamento desse álbum aconteceram em vários espaços culturais do Brasil e em duas turnês pela Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.
Em maio de 2022, após longo período de distanciamento social devido à pandemia, o duo volta aos palcos em mais uma turnê europeia pela Bélgica, Holanda, Suíça e Alemanha, estreando o concerto “Debaixo do barro do chão”. Em novembro do mesmo ano, Carol Andrade lança o disco “O Fio da Vida”, arranjado e produzido por Alex Maia.
Em abril de 2024, lançam o disco Grande Sertão: Gonzaga, distribuído pela Tratore, lançado na Casa Teatro de Utopias, em São Paulo.
Serviço
Grande Sertão: Gonzaga
Carol Andrade – Produção, Concepção Artística e Voz e Alex Maia – Arranjos, Produção Musical e Violão
03 de agosto – Sábado – 20h
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas, SP.
Preço único R$ 40,00. Garanta o seu ingresso antecipadamente até às 17h do dia 03 de agosto, sábado, apenas pelo whatsapp 19 997206186. Crianças de até 12 anos pagam meia entrada. Sugerimos que venham agasalhados