A Ação Cambuí, lançada nodia 26 de julho pelo prefeito Pedro Serafim, começou efetivamente na manhã desta terça-feira, dia 7 de agosto, com uma ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos – por intermédio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) – e de Infraestrutura – por intermédio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), com apoio da Emdec.
Os serviços foram iniciados logo cedo nas ruas Maria Monteiro, Emílio Ribas e Antônio Lapa, com as equipes da secretaria de Infraestrutura efetuando a varrição das vias e a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, informou o engenheiro Egberto Luiz Penteado Arruda Camargo, diretor do DLU.
Já uma equipe de seis homens do DPJ, com apoio de um caminhão, uma perua e uma van, está efetuando a remoção de árvores que estão apresentando risco de cair. As árvores são cortadas, removidas e tem suas raízes pulverizadas por um triturador, o que permite o plantio de uma nova árvore no lugar daquela que foi removida.
Segundo o coordenador do serviço, Vilson José da Silva, a equipe tem capacidade para remover pelo menos seis árvores por dia. “Até o final da tarde da próxima sexta-feira pretendemos efetuar o corte de pelo menos trinta sibipirunas que estão com problemas e podem cair na próxima época de chuvas”, informou Vilson. O serviço será realizado em todas as ruas do Cambuí.
Uma outra equipe da Administração Regional 1 também estava na manhã desta terça-feira efetuando reparos no calçamento da rua Coronel Quirino, bem como a correção das canaletas de escoamento das águas das chuvas.
Ação Cambuí
A Ação Cambuí é um esforço integrado das secretarias municipais de Serviços Públicos, Infraestrutura, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Social, Transportes, Trabalho e Renda, Urbanismo, Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública e Assuntos Jurídicos, além de Emdec, Setec e CIMCamp.
O objetivo é revitalizar o Cambuí, com a Prefeitura de Campinas atendendo as reivindicações e sugestões de moradores, comerciantes, empresários e frequentadores do bairro. “O projeto é permanente e vai além da busca da legalidade, convivência harmoniosa e manutenção do bairro”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, José Afonso da Costa Bittencourt, quando do lançamento do Ação Cambuí.
Nesta primeira etapa estão sendo efetuadas a limpeza e a manutenção das vias e demais logradouros públicos do Cambuí, além do realinhamento e manutenção do sistema viário, com revitalização das sinalizações horizontal e vertical.
Posteriormente, entre outras ações, a Prefeitura de Campinas pretende criar bolsões de estacionamento no bairro; regulamentar a profissão de guardadores de carro no município; estender a Zona Azul para o Cambuí; melhorar a iluminação pública e instalar mais câmeras da CIMCamp; recuperar o complexo do Centro de Convivência Cultural na Praça Imprensa Fluminense e criar mecanismos que permitam a redução da mendicância nas ruas e praças do bairro.




