O Núcleo de Sousas e Joaquim Egídio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) abriu com uma palestra suas atividades no dia 10 de maio em um comércio da região. O projeto aconteceu quando um grupo de comerciantes locais detectaram a necessidade de buscar desenvolver estratégias que pudessem aprimorar competências empreendedoras com técnicas de redução de custos e outras ações para tornar os empreendedores melhor preparados para evoluir no atendimento ao consumidor local.
Entre os desafios do núcleo está o de criar uma experiência de compra dos consumidores locais que estimule o comércio nos estabelicimentos dos distritos. Com cerca de 30 mil habitantes, a população de Sousas e Joaquim Egídio possui um renda per capita, média, de R$ 10,7 mil. Os distritos somam quatro indústrias, 34 serviços, 164 comércios e 28 agronegócios, segundo dados da Associação Comercial.
Questionados sobre os benefícios para o consumidor final, a assessoria de imprensa informou que o consumidor ganha com a melhoria e qualidade no atendimento, os comerciantes oferecem serviços e produtos que respondam às demandas específicas desses consumidores, obter uma melhor experiência de compra e satisfação. Informaram ainda que não há nenhum planejamento de ações voltadas para os distritos e as estratégias que serão adotadas na região serão realizadas à medida que o relacionamento dos comerciantes com a ACIC ficar mais estreito.
De maneira geral, o varejo precisa recuperar as características locais; manter engajamento com a comunidade e retomar a sensação de pertencimento entre o cidadão-consumidor e o distrito. (Caroline Nunes)