www.jornalocal.com.br / Cultura / Cinema / Secretaria de Cultura lamenta morte de Teresa Aguiar e recorda carreira

Secretaria de Cultura lamenta morte de Teresa Aguiar e recorda carreira

Em 1984, ao lado de outros artistas, fundou o Teatro de Arte e Ofício (TAO), que funcionava como ponto de cultura dedicado à formação técnica nas áreas do audiovisual e artes cênicas. O TAO foi inaugurado por Paulo Autran.

 

 

 

A Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas lamenta o falecimento de Teresa Aguiar, a Grande Dama do Teatro Campineiro. Ela faleceu na noite de terça-feira, 12 de abril, em São Paulo.

Homenageada com o título de Cidadã Campineira, Teresa Aguiar recebeu também a Medalha Carlos Gomes em reconhecimento ao seu trabalho. Também integrava a Academia Campineira de Letras e Artes, ocupando a cadeira Cacilda Becker.

Mestre em Artes, Teresa Aguiar nasceu em São Paulo, mas desenvolveu a maior parte da carreira em Campinas, onde fundou o Teatro de Estudantes de Campinas (TEC). Fundou também o “Rotunda”, primeiro grupo de teatro profissional do interior de São Paulo, e o primeiro curso de teatro no Interior paulista, no Conservatório Carlos Gomes.

Em 1984, ao lado de outros artistas, fundou o Teatro de Arte e Ofício (TAO), que funcionava como ponto de cultura dedicado à formação técnica nas áreas do audiovisual e artes cênicas. O TAO foi inaugurado por Paulo Autran.

No livro “Teresa Aguiar e o Grupo Rotunda – Quatro Décadas em Cena”, da autora Ariane Porto, o TAO é lembrado como um espaço aberto para todos, um abrigo para a experimentação, para o novo, para todas as formas de expressão artística.

No mesmo livro, Teresa declara: “Eu primeiro acredito no teatro da comunidade, teatro comunitário, seja ele onde for. Eu poderia ter ido embora de Campinas, de São Sebastião, para me dedicar apenas à minha carreira de ‘diretora’ em São Paulo, ‘fazer carreira’ como queriam que meu pai fizesse. E eu poderia ter sido uma ‘diretora muito famosa’ porque do meu ramo eu entendo. Mas eu acredito muito mais no resultado e na alteração que você pode fazer na comunidade através do teatro”.

A Secretaria de Cultura e Turismo rende à Teresa Aguiar toda gratidão, admiração e homenagem. Nossas condolências à família e amigos.

 

Sobre Jornal Local

Veja também

Exposição mosta aLavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana no olhar dos fotógrafos

Estação Cultura reabre exposições com mostra fotográfica que ressalta a força, a beleza e a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *