www.jornalocal.com.br / Cultura / Wilson Lazaretti, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, apresenta seu livro “Manual do Pequeno Animador”

Wilson Lazaretti, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, apresenta seu livro “Manual do Pequeno Animador”

A obra revela, ainda, muitos trechos de oficinas de animação que o Núcleo de Cinema de Animação vem realizando, no Brasil e pelo exterior, em seus 45 anos de atividade

 

 

“Manual do Pequeno Animador”, livro escrito por Wilson Lazaretti, fundador e co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, terá seu primeiro evento presencial de lançamento nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 20h, na Galeria 1212, no bairro do Cambuí, em Campinas.

Com ilustrações da animadora búlgara Radostina Néykova, a obra não é simplesmente um livro para crianças, apesar do nome sugerir. “É um livro para todos e, principalmente, para quem quer se enveredar pela fabulosa arte da animação. O adjetivo pequeno pode ser entendido como uma pessoa humilde, simples, que consegue abstrair da vida o que ela tem de melhor: a poesia”, explica o autor.

O livro propõe ao leitor, pequeno ou grande, uma série de reflexões sobre como um desenho animado ou uma animação pode ser feita em nossos dias. Esta arte, apesar de ser independente, utiliza muito a linguagem do cinema para se expressar e por isso, não deixa de falar também em técnicas cinematográficas.

A obra revela, ainda, muitos trechos de oficinas de animação que o Núcleo de Cinema de Animação vem realizando, no Brasil e pelo exterior, em seus 45 anos de atividade. Foram mais de 2.500 oficinas, e no livro estão selecionadas seis, transformadas em fábulas pelo autor.

“Hoje em dia, como há mais de 30 mil anos atrás, a arte da animação está enraizada em nosso cotidiano. Não é possível desenvolver as ciências, as relações humanas e as artes sem passar pelo crivo da animação. O homem primitivo foi muito sábio ao utilizar o fogo para iluminar a sua sombra na parede das cavernas. Foi mais sábio ainda quando se deparou com o fogo e a parede e animou a sua própria sombra, criando, na verdade, a arte da animação, afinal, a sombra não é o fogo nem o corpo, mas sim uma abstração da realidade. E assim esta arte evoluiu, mas não desprezou estes três elementos fundamentais para a sua existência: o fogo, ou o foco de luz; o corpo humano, ou a animação, e a parede da caverna, ou seja, a tela. Hoje encontramos esta mesma fantástica relação em alguns milímetros de espessura em nossos celulares”, prossegue Wilson.

A Editora do livro é a Balaio, “que tem se inclinado às publicações inusitadas, com temáticas artísticas e escolhidas a dedo para os leitores de todas as idades”, resume Lazaretti. O preço do exemplar em promoção é de R$30,00.

 

Wilson Lazaretti e o Núcleo Cinema de Animação de Campinas

Wilson Lazaretti tem uma longa trajetória na animação. Ao lado do também animador Maurício Squarisi, fundou em 1975, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, entidade que dirige até hoje e foi conquistando um importante lugar no cenário da animação brasileira, produzindo um gênero de animação voltado exclusivamente para a produção independente.  As oficinas de animação do Núcleo já foram ministradas para crianças, jovens e adultos em quase todo o território brasileiro, além de Argentina, Portugal, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, entre vários outros países.

Autodidata, Lazaretti  iniciou sua relação com o desenho animado aos 20 anos de idade, dando aulas para crianças no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas/SP. Fabrica materiais de apoio didático e brinquedos ópticos para o aprendizado das técnicas de animação desde 1999 e também leciona na Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas. Em sua ampla filmografia está o longa-metragem de animação “História Antes de Uma História”, de 2017, finalista no 23º Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro (2018) e no 5º Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano (2018), ambos na categoria melhor animação.

Para saber mais, basta acessar o blog do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, pelo http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/

 

SERVIÇO

  • Lançamento do livro Manual do Pequeno Animador
  • Data: 15 de dezembro (4ª)
  • Horário: às 20h
  • Local: Galeria 1212(Doze, Doze) – rua Antonio Lapa, 146, Cambuí – Campinas.

Sobre Jornal Local

Veja também

Jornalista lança livro “O médico que virou monstro”, crime que chocou o Brasil

Lançado pela Editora Máquina de Livros, “O médico que virou monstro” chega em novembro às …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *