29.9 C
Campinas
segunda-feira, março 23, 2026
spot_img

Alerta aponta 18 bairros com risco de transmissão de dengue em Campinas

Data:

 

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias.

 

 

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta quarta-feira, dia 20 de abril, um novo alerta da dengue em Campinas. O documento informa as áreas que estão com risco de transmissão da doença.

São 18 bairros localizados nas regiões Leste (Jardins Novo Flamboyant e Proença); Noroeste (Pauliceia e Satélite Íris 1); Norte (Vila Padre Anchieta, Jardim Rosália, Jardim Eulina e Jardim América, em Barão Geraldo); Sudoeste (Jardim Aeroporto, Jardim São João, Jardim São Pedro de Viracopos, Núcleo 28 de Fevereiro e DIC 2) e Sul (Jardim Campo Belo, Jardim das Bandeiras, Jardim São Bernardo, Parque Oziel e Vila Georgina).

O objetivo do alerta é estimular a população para verificação dos potenciais criadouros em casa.

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.

O trabalho contra as doenças realizado pela Prefeitura é ininterrupto. De 1º de janeiro de 2020 a 31 de março deste ano, as equipes de saúde realizaram 1.330.071 visitas a imóveis para controle de criadouros. No mesmo período, 365.503 construções localizadas em áreas de transmissões foram nebulizadas.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

 

Comitê

Em 2015, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, que reúne 14 secretarias: secretarias municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos

Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. O comitê planeja continuamente as atividades de combate às arboviroses em Campinas.

No comitê são discutidas a situação epidemiológica da cidade e, dessa forma, desencadeadas as ações intersetoriais.

 

Mais informações

O hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br traz mais informações e mostra como colaborar no combate ao Aedes aegypti.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Carreta pega fogo na Anhanguera e provoca 10 km de congestionamento em Campinas

Incêndio interditou totalmente pista no sentido Sul; não houve...

Furto em laboratório da Unicamp aciona PF e Anvisa e paralisa pesquisas

Universidade abre investigação interna após desaparecimento de materiais sensíveis...

Voo da Azul para Madri retorna a Viracopos após decolagem e operação é cancelada

Companhia alega “questões operacionais” e passageiros são reacomodados após...

Justiça barra criação de mais de 100 cargos comissionados na Câmara de Campinas

MP aponta descumprimento de limite fixado pela Justiça e...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade