16 C
Campinas
sábado, maio 16, 2026
spot_img

Ipespe: Lula tem 45% de intenções de votos e rejeição a Bolsonaro vai a 61%

Data:

Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro tem 31%. Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

 

Uma nova rodada da pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22) mostra que o ex-presidente Lula mantém a preferência dos eleitores na corrida presidencial, cujo primeiro turno será realizado em 2 de outubro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são colocados, tem 38% dos votos, seguido por Jair Bolsonaro (PL) com 28%.

Ciro Gomes (PDT) segue atrás com 4% e os demais candidatos Simone Tebet (MDB), João Doria (PSDB), Sérgio Moro (União Brasil) e André Janones (Avante) têm um ponto cada um. Não pontuaram, o ex- governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ainda com candidatura não oficial pelo PSDB e Felipe D’ávila (Novo).

Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Lula tem 45% das intenções de voto; Bolsonaro tem 31%.

A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria com 3%. O deputado federal André Janones e a senadora Simone Tebet têm 2% cada um. Felipe d’Avila (Novo), Eymael (DC), e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram na pesquisa.

Brancos, nulos, eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.

 

Segundo turno

Num eventual segundo turno, Lula ficaria em primeiro lugar com 54%, Bolsonaro teria 34%. Em outro cenário, na disputa com Ciro Gomes, Lula teria 52% contra 24%. Contra Doria, a vitória do ex-presidente seria ainda mais expressiva 55% a 19%.

Bolsonaro (38%) perde num segundo turno para Ciro Gomes (46%) e fica tecnicamente empatado com Doria, 39% e 38% respectivamente.

 

Rejeição de Bolsonaro

Entre todos os candidatos à presidência, Jair Bolsonaro é o que tem maior rejeição com 61% dos eleitores dizendo que não votariam nele de jeito nenhum.  Ele vem seguido por João Doria com 55%, Ciro Gomes 44% e Lula 42%.

As menores taxas de rejeição são de Simone Tebet e Felipe D’Avila com 34% e André Janones 36%.

Os que com certeza votariam em Lula somam 44% e em Bolsonaro 30%.

 

Metodologia

A pesquisa IPESPE realizada no período de 18 a 20 de abril de 2022

A amostra nacional foi de 1.000 entrevistados, representativa do eleitorado brasileiro, de 16 anos e mais, de todas as regiões do País; com cotas de sexo, idade e localidade; e controle de instrução, renda e recall do voto

presidencial 2018. As entrevistas foram telefônicas através do Sistema CATI IPESPE.

 

Margem de erro

A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

 

Registro da pesquisa

Essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05747/2022. Sua divulgação está autorizada a partir de 22 de abril de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PF investiga se recursos de Vorcaro foram usados para sustentar vida de luxo de Eduardo Bolsonaro nos EUA

Investigadores querem rastrear destino de pagamentos ligados ao filme...

Após vazamento de áudio entre Vorcaro e Flávio Bolsonaro, André Mendonça convoca reunião de alinhamento com a PF

Ministro do STF intensifica acompanhamento da Operação Compliance Zero...

PF amplia cerco contra Ricardo Magro do grupo Refit investigado por fraudes fiscais e evasão de divisas

Empresário ligado à Refinaria de Manguinhos é alvo da...

PF faz buscas contra Cláudio Castro em investigação sobre supostas fraudes fiscais ligadas à Refit

Operação da Polícia Federal mira esquema envolvendo empresas do...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade