20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Ampliação da coleta seletiva faz parte do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Data:

 

A ampliação de 20 para 300 toneladas de resíduos recicláveis recolhida diariamente na cidade vai aumentar a vida útil do aterro sanitário A em entre 30% e 50%.
Essa meta de ampliação do volume de material reciclável faz parte do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGI-RSU), que foi amplamente discutido com a comunidade, por meio de cinco audiências públicas. O documento está sendo finalizado pelos técnicos da Prefeitura e será encaminhado ao Governo Federal no início do próximo mês.
O PMGI-RSU ainda prevê a restruturação das cooperativas, que passarão a funcionar como empresas e participarão da coleta dos resíduos recicláveis nos domicílios. Engloba, ainda, a ampliação da coleta de 75% para 100% da cidade, beneficiando moradores de todos os bairros. Esse mudança das unidades será feita gradativamente e dentro de 4 anos todas elas estarão operando com essa finalidade. Enquanto a coleta seletiva não estiver abrangendo todo o município, os moradores dos bairros ainda desprovidos do serviço contam com os Ecopontos e Pontos Verdes, distribuídos estrategicamente em toda a cidade, para receber o lixo reciclável. Existem também os locais disponibilizados pela iniciativa privada para receber esse material, como supermercados e hipermercados.
A maior parte dos estados e municípios brasileiros ainda não elaborou seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, apesar de o prazo para concluir o projeto – que deve indicar como será feito o manejo do lixo em cada localidade – estar próximo do fim. A partir de 2 de agosto, a cidade que não tiver o planejamento fica impedida de solicitar recursos federais para limpeza urbana. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, até o momento houve apenas 47 pedidos de verba para construção dos planos, entre solicitações de administrações municipais e estaduais.
As cidades e unidades da Federação tiveram dois anos para construir seus planos de manejo de resíduos, cuja criação está prevista na Lei n° 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363