Usuários de iPhones e iPads podem baixar gratuitamente o aplicativo “Guarda Amigo”, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública de Campinas em parceria com a Informática de Municípios Associados (IMA) para ajudar na prevenção a crimes. Lançado em julho de 2014, o aplicativo estava disponibilizado apenas para os usuários da plataforma Android.
Desde o lançamento, o aplicativo foi baixado 3.950 vezes e utilizado 5.690. Em caso de perigo, o usuário aciona um botão vermelho dentro do aplicativo e o sistema dispara mensagens para uma rede de contatos criada pelo próprio usuário. Essas pessoas são avisadas e entram em contato com as autoridades policiais para informar a ocorrência.
Além disso, o aplicativo é ligado a um mapa com GPS, que permite informar aos contatos a localização exata de onde está a pessoa em perigo.
A ferramenta faz parte de um programa de mesmo nome, que incentiva a participação da comunidade no combate ao crime com a formação de uma rede de proteção e vigilância entre vizinhos. “A ideia é divulgar o trabalho da Guarda Municipal por meio do envolvimento com a população. Muita gente desconhece até o telefone 153, disponível para que as pessoas acionem os guardas”, explica o coordenador do programa Guarda Amigo, Marcelo Duchovni Silva.
O aplicativo, de 686K, pode ser encontrado na App Store e Google Play. Desde o lançamento, vem passando por melhorias. “Realizamos testes e recebemos sugestões das pessoas que utilizam a ferramenta. Atualmente, a avaliação dos usuários é bastante positiva”, afirma Silva.