Geralmente, são as mulheres entre 35 e 50 anos que tiveram os lábios afinados devido aos efeitos do tempo – mais comum em quem abusou do sol e do cigarro – as principais interessadas nas técnicas de preenchimento e nas cirurgias para melhorar o contorno e o volume dos lábios. “Entretanto, independentemente da idade, indicamos um dos procedimentos quando há um desequilíbrio evidente nas linhas faciais da paciente ou quando ela deseja ter lábios mais harmoniosos com o seu rosto”, afirma o cirurgião plástico Lecy Marcondes Cabral, diretor-clínico da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.
Técnicas de preenchimento
Uma das opções para tornar os lábios mais atraentes é a técnica de preenchimento temporário, onde o cirurgião plástico introduz nos lábios, por meio de injeção, uma substância capaz de deixá-los mais encorpados. Hoje, existem mais de 300 materiais diferentes que podem ser usados no preenchimento labial. “A escolha depende da preferência do médico e das expectativas da paciente”, diz Cabral.
Dentre as substâncias mais utilizadas estão o ácido hialurônico – durabilidade de resultado de até 8 meses – e o polimetilmetacrilato (PMMA) – que apresenta uma durabilidade de resultado de até três anos. “Feito aos poucos, o preenchimento dos lábios apresentará um resultado sutil”, diz o especialista. “Quem tem linhas verticais muito marcadas, como as fumantes, precisa associar à técnica aplicações de toxinas botulínicas para relaxar a musculatura ao redor da boca e fazer com que o preenchimento dure por mais tempo”, recomenda o cirurgião plástico.
Intervenção Cirúrgica
Quando a intenção for a de fazer uma mudança definitiva na aparência, o cirurgião plástico poderá recomendar a realização e uma bardotização ( uma referência à atriz francesa Brigitte Bardot). “A cirurgia promove a inversão dos lábios, a partir da parte interna da região e constrói um novo contorno. Primeiro, o médico faz uma incisão na linha que contorna os lábios e em seguida retira uma faixa de pele milimétrica logo acima e abaixo, unindo-a com a mucosa interna”, explica Lecy Marcondes Cabral, mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina.
A cirurgia é feita sob anestesia local associada à sedação e dura cerca de 45 minutos, não havendo a necessidade de internação. Durante a primeira semana de pós-operatório, indica-se a ingestão de alimentos líquidos e pastosos, já que a região fica dolorida. A exposição ao sol é proibida por um mês, para evitar que a cicatriz escureça. “Mesmo assim, recomendamos, sempre, o uso de protetores labiais, que garantem a umidificação dos lábios”, diz o cirurgião plástico.
Cuidados básicos com os lábios
– Alguns cuidados preventivos mantêm a saúde dos lábios, como o uso diário de filtros solares ou substâncias hidratantes na região;
– Um dos fatores mais prejudiciais aos lábios é o tabagismo, que provoca o envelhecimento da pele, o aparecimento de rugas e deixa-os com uma cor amarelada.
SERVIÇO:
Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo
Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.
Vila Nova Conceição.
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
Tel: (11) 3845 0802.
Site: www.plastica.com.br
LECY MARCONDES CABRAL
Lecy Marcondes Cabral é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, onde apresentou dissertação sobre o emprego da pele sintética para o tratamento de queimados. Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz – onde também compõe a Comissão de Ética Médica – e do Hospital Israelita Albert Einstein. É o diretor da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.