Oficina de criação de livros com alunos de escolas públicas em São Paulo
Criar um livro infantil ou juvenil é o objetivo da Oficina de Criação Literária, projeto da Universidade do Livro e do Núcleo de Projetos Especiais da Fundação Editora da UNESP.
Em 2007, 250 crianças do ensino fundamental e médio de escolas públicas estaduais de São Paulo, participarão ativamente do processo da realização de um livro – da criação, edição e produção à impressão. Cada turma, composta por 25 alunos divididos por faixa etária, será acompanhada pela escritora Heloísa Prieto, pelo ilustrador Caeto e o diretor de arte Marcello Araújo. Heloísa, autora de livros infantis e juvenis, se responsabilizará pela leitura do texto e pelo processo de criação coletiva, Caeto acompanhará a produção das ilustrações e Marcello Araújo realizará o projeto gráfico do livro (miolo e capa). No final, cada participante receberá um exemplar do livro impresso.
O projeto acaba de ser aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (PAC) e irá receber R$ 60 mil para sua realização.
As oficinas têm como objetivo despertar a curiosidade e o interesse pela leitura e estimular a criatividade dos participantes que passam a encarar o livro não mais como um objeto inacessível, mas como produto da criação, do conhecimento e do trabalho dos indivíduos.




