30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Zé Kétti é o homenageado da quinta edição do Prêmio TIM de Música

Data:

Cerimônia no Theatro Municipal carioca acontece no dia 16 de maio

Rio de Janeiro, 10 de abril de 2007 – O Prêmio TIM de Música, que desde 2003 vem se consolidando como a mais conceituada premiação da música brasileira, já tem o homenageado de sua quinta edição: o carioca Zé Kétti, autor de clássicos como Máscara Negra, A voz do morro e Opinião. A cerimônia de entrega acontece no dia 16 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O Prêmio, idealizado e coordenado por José Maurício Machline, foi dedicado, nos anos anteriores, a Ary Barroso (2003), Lulu Santos (2004), Baden Powell (2005) e Jair Rodrigues (2006), sempre alternando a celebração de artistas vivos com homenagens póstumas.
Para José Maurício Machline, “o Prêmio TIM tem uma preocupação não só em reverenciar grandes nomes que deram sua contribuição à música brasileira como também resgatar personagens que não recebem o reconhecimento à altura de sua importância. Zé Kétti é uma figura fundamental por ter trazido o samba do morro para o asfalto”. “A TIM acredita na música como um território sem fronteiras e, todos os anos, intensifica o seu envolvimento com ela, renovando a sua participação em iniciativas valiosas para a cultura musical do País “, afirma José Luiz Liberato, diretor de Imagem e Publicidade da TIM.

Zé Kétti

José Flores de Jesus nasceu no Rio de Janeiro em 6 de outubro de 1921. O pseudônimo Zé Kétti veio do apelido de infância, Zé Quieto ou Zé Quietinho. O primeiro contato com a “música dos morros” foi na escola de samba Estação Primeira de Mangueira, aos 13 anos, mas foi o azul e branco da Portela que conquistou Zé Kétti, onde compôs obras como Velha Guarda da Portela e o samba de terreiro Leviana. Teve sua primeira composição gravada, Tio Sam no samba (com Felisberto Martins), pelos Vocalistas Tropicais, em 1946. Um de seus maiores sucessos foi A voz do morro, interpretada com sucesso por Jorge Goulart, em 1955, e incluída no filme Rio, 40 graus, de Nelson Pereira dos Santos, juntamente com Leviana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Feira Cultural Afro Mix comemora 20 anos com edição especial na Estação Cultura

Os 20 anos da Feira Cultural Afro Mix serão...

Rabeca Cultural apresenta musical com Gabi Milino e Netto Rockfeller

A Rabeca Cultural apresenta o musical “Poeira Cósmica”, com...

Releitura de clássico de Shakespeare será encenada pelo Grupo Teatral Ômega ‘Sonho de Uma Noite de Verão

O Grupo Teatral Ômega traz para Campinas o espetáculo...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363