Biometria consiste no uso de características biológicas em mecanismos de identificação, tendo como métodos mais usados a impressão digital, a geometria das mãos, a leitura da íris e o reconhecimento da face e da voz. Cada um desses elementos tem características que tornam o indivíduo único e impossível de ser copiado.
Essa particularidade está propiciando o desenvolvimento de uma nova e moderna geração de equipamentos de segurança eletrônica, que passa a usar a biometria no controle de acesso, substituindo o uso de cartões, chaves e senhas.
Está aí a tecnologia do momento e empresas de equipamentos de segurança ativados por biometria estarão reunidas na X Exposec – International Security Fair, evento realizado pela ABESE (Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança) e promovido pelo Grupo CIPA Feiras & Congressos, programado para 29 e 31 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo (SP).
O método biométrico mais usado atualmente é o reconhecimento pela impressão digital, já que proporciona menor possibilidade de fraude e custo inferior a outras aplicações, como a leitura da íris. “A tecnologia já é implantada em diversos dispositivos, como fechaduras de casas, descartando a necessidade de uso de chaves pelo proprietário – que pode abrir a porta com a própria impressão digital. Outra aplicação é como controle de ponto de funcionários nas empresas, substituindo cartões, crachás ou senhas, além de dificultar as fraudes e impedir o acesso de pessoas não autorizadas a locais específicos”, informa Selma Migliori, presidente da ABESE, única entidade de classe que representa o setor em nível nacional.
Na Exposec, também serão apresentadas cancelas de estacionamentos e garagens, que identificam o usuário antes de permitir o acesso do veículo. Haverá ainda aparelhos com sensores, que podem ser acoplados em computadores, usando a biometria ao invés de senhas e, assim, vetar o acesso a arquivos confidenciais e mesmo impedir que se consiga ligar a máquina sem autorização.
A Exposec é a maior feira de segurança eletrônica do hemisfério sul. “Em 2006, movimentou R$ 90 milhões em negócios diretos, com projeções de R$ 680 milhões nos seis meses seguintes, a partir dos contatos feitos na feira. Este ano, esperamos receber mais de 24 mil pessoas durante os três dias do evento”, afirma José Sevieri, presidente do Grupo Cipa.
Em 2007, a Exposec contará com cerca de 400 expositores, apresentando inovações tecnológicas relacionadas a circuitos fechados de televisão, alarmes, detectores de presença, equipamentos para monitoramento, softwares, portas e janelas blindadas, transporte de valores, viaturas, cofres, radiocomunicadores e escolta pessoal, entre outros produtos e serviços.
SERVIÇO
Exposec 2007 – International Security Fair
Local: – Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – São Paulo/SP
Data: 29 a 31 de maio – das 13 às 20 horas
Mais informações: www.exposec.tmp.br ou telefone (11) 5585-4355